Cabral mostra a transformação da segurança pública no Rio a investidores estrangeiros, em NY

Para uma plateia formada por mais de 200 empresários, acadêmicos e executivos de bancos, seguradoras e agências de classificação de risco internacionais, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, apresentou detalhadamente as ações de sua política de segurança pública, nesta sexta-feira (17/12), em Nova York (EUA). Ele destacou a importância de o Estado estar retomando territórios que, há décadas, eram dominados por criminosos, como recentemente os complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio.

Rio de Janeiro

- Nosso maior avanço tem sido a política de implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que nos tem permitido retomar territórios antes dominados por organizações criminosas. Em outubro deste ano, inauguramos a 13ª UPP, no Morro dos Macacos, e implementaremos a mesma política em outras áreas já delimitadas pelo nosso setor de Inteligência. Imagino que muitos dos presentes tenham acompanhado com atenção os acontecimentos das últimas semanas no Rio de Janeiro. A ação conjunta das forças de segurança federais e estaduais nos complexos da Vila Cruzeiro e do Alemão, mais um resultado desse momento de alinhamento político, foi o que permitiu que o Estado retomasse o controle sobre territórios anteriormente dominados por facções criminosas – disse o governador no tradicional Harvard Club, em palestra organizada pela Associação das Nações Unidas, pelo Fórum das Américas e pela Brasilinvest.

Além de libertar cerca de 300 mil pessoas do jugo dos criminosos, as UPPs estão contribuindo para a constante redução dos índices criminais em todo o estado. Cabral lembrou que, pela primeira vez, as forças policiais têm metas específicas de redução da criminalidade e recebem recompensas por atingirem esses objetivos.

- Uma das grandes prioridades do nosso governo, sem sombra de dúvida, é a segurança pública. E vemos esse combate à criminalidade não apenas como essencial para a manutenção da ordem e para a melhoria da qualidade de vida da população do estado, mas também porque esse fator é decisivo para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Aprovamos o aumento do efetivo policial de 37.000 para 60.000 homens, inauguramos em outubro do ano passado o mais moderno centro de investigação forense da América Latina, um investimento de mais de 15 milhões de dólares e estamos investindo mais de 25 milhões de dólares em um moderno Centro Integrado de Comando e Controle, que promoverá a ação conjunta de diversas instituições das três esferas de governo – destacou Cabral, aplaudido de pé pela plateia.

O governador ressaltou ainda que o Rio de Janeiro tem hoje mais de US$ 90 bilhões em investimentos públicos e privados “mapeados e contratados para os próximos quatro anos”, mas não deixou de fora do discurso as propostas para mais investimentos no estado. Segundo ele, serão necessários US$ 36 bilhões até a Rio 2016.

Nesta segunda-feira (20/12), o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terão agendas conjuntas no Rio de Janeiro, entre elas, a do grande show em que o povo do Estado homenageia o presidente, conforme Cabral adiantou a Lula. Às 17h, Cabral e Lula participam da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo. Em seguida, às 18h30, o governador e o presidente acompanharão a entrega do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro do MAM, na Glória. Às 20h, no Sambódromo, será o show: o presidente Lula é o grande homenageado no evento "Obrigado, Presidente Lula, o povo do Rio de Janeiro agradece".

Créditos ao Núcleo de Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato