Gôndolas do teleférico passam por último teste antes de visita

A Secretaria Estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), fará o último teste antes da visita inaugural, nesta segunda (20/12), em sete gôndolas (cabines de transporte) do teleférico do Complexo do Alemão, circulando entre as estações de Bonsucesso (inicial) e Baiana. Esse teste é considerado o mais importante da etapa eletromecânica do sistema, que está em fase final para ser entregue ao público em março do próximo ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, na próxima terça-feira (21), a primeira viagem com passageiros, embarcado em uma gôndola.

Os testes de segunda serão iniciados às 9h, com a presença do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, e do presidente da Emop, Ícaro Moreno, que estarão na estação de integração com sistema ferroviário de Bonsucesso, localizada na Praça das Nações, para dar detalhes sobre o funcionamento do sistema.

O teleférico do Alemão, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é o primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil. Além da estação de Bonsucesso, outras cinco foram construídas na comunidade – Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha. O percurso, de 3,5 quilômetros de extensão, será feito em aproximadamente 15 minutos. O sistema terá 152 gôndolas, com capacidade para transportar três mil passageiros por hora. Cada uma poderá conduzir 10 pessoas, sendo oito sentadas e duas em pé.

As estações vão contar, também, com equipamentos sociais. Na estação Morro do Adeus, por exemplo, onde, anteriormente, só havia acesso por intermédio de escadarias, haverá uma sala de leitura e uma agência do Banco do Brasil. Já a estação Morro do Alemão ganhará um centro de referência da juventude. A estação Itararé, que promove a integração com o conjunto habitacional da Poesi e o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, inaugurados recentemente, vai ganhar um centro de serviços à comunidade.

O sistema será entregue à população em março do próximo ano, depois da fase de dois meses de testes.

Incluídos no PAC Alemão, já foram entregues 728 unidades habitacionais, o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, com complexo esportivo, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), entre outros. O investimento total é de R$ 725 milhões.

SERVIÇO:

Evento: Último teste das gôndolas antes da visita presidencial

Data: segunda-feira, 20/12

Horário: 9h

Local: estação do teleférico Bonsucesso – Praça das Nações

Créditos à Ascom da Secretaria de Obras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR