Escolas do RJ lideram lista das melhores no Enem 2010

Clique para aumentar

Das 20 melhores escolas de ensino médio do Brasil, nove estão no município do Rio de Janeiro, segundo o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. O Estado de Minas Gerais tem cinco instituições nesta lista e o de São Paulo, apenas duas. O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que no ranking dos colégios cariocas com as maiores médias na prova objetiva e na redação, todos são particulares. A capital tem ainda o melhor ensino médio, já que o Colégio de São Bento ficou em primeiro na avaliação geral, à frente de 26.098 escolas no País.


A segunda melhor unidade foi o Instituto Dom Barreto, no Piauí, seguida pelo Colégio Vértice, em São Paulo. As segunda, terceira e quarta posições no Estado do Rio ficaram com os colégios Cruzeiro, no centro, Santo Agostinho, na Barra da Tijuca, e Andrews, no Humaitá. A classificação levou o Rio novamente para o pelotão de elite do ensino. A péssima notícia é que, mais uma vez, o desempenho dos estudantes reforçam o fracasso do ensino público fluminense.

Entre as 100 instituições do Rio com as menores médias na prova objetiva e na redação, 98 são da rede estadual e duas particulares. No ranking estadual, a melhor escola pública do Rio é o Colégio de Aplicação da Uerj, seguido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, mantida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Colégio Pedro II, da unidade Humaitá.

No ano passado, 3,2 milhões de alunos participaram do Enem, dos quais 1 milhão concluíam o ensino médio. O ministro da Educação, Fernando Haddad, considerou positivo o resultado. "Evoluíram a participação e a média nas provas objetivas, que subiu de 501 para 511 pontos".

Rede federal se destaca no Rio
O resultado do Enem mais uma vez reforçou a liderança do ensino oferecido pelo governo federal. No estado, das 20 melhores escolas públicas, 19 são federais e de ensino técnico. Apenas o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, mais conhecido como CAp/Uerj, no Rio Comprido, zona norte, é estadual.

A unidade mantida pela universidade ficou em primeiro lugar no ranking das públicas. A maioria dos professores tem dedicação exclusiva e mais de 90% têm mestrado ou doutorado. "Não focamos nosso trabalho para estar no ranking do Enem. O resultado é consequência do trabalho que começa na alfabetização e vai até o ensino médio", reconhece o diretor da escola, Miguel Tavares Mathias. Os alunos estudam em horário integral e contam com laboratórios de química, física e biologia. "Lamentamos que o ensino de qualidade não seja oferecido em toda a rede estadual", diz.

Primeiro lugar prima por formação cultural de alunos
Ensino em tempo integral, provas aos sábados, reforço na leitura e matemática desde a infância e disciplinas como artes e música, que primam pela formação moral e cultural dos seus mais de 1 mil alunos, são parte da receita do sucesso do tradicional Colégio de São Bento, mantido por monges beneditinos e onde só entram meninos.

Aprovados no vestibular de Direito na Uerj este ano, os ex-alunos Luis Felipe Reis, João Gabriel Pontes, José Carlos Altomari, Francisco Peixoto, Matheus Varaschin e Henrique Rondinelli, todos com 18 anos, são gratos ao colégio. "Houve nosso esforço. Mas passei 10 anos aqui, onde tive minha base e me formei como ser humano. É a soma do preparo dos estudantes com a formação do cidadão", disse João, que estudou desde o 2º ano do Ensino Fundamental.

A supervisora pedagógica Maria Eliza Penna Firme diz que a educação desde os primeiros anos faz a diferença. A escola não suspende aulas nem entre os feriados. Para o coordenador do Ensino Médio, Pedro Araújo, o que resume o São Bento foi o que o falecido reitor Dom Tadeu disse: "aqui se faz o que nos outros colégios saiu de moda. Ensinar e cobrar".

Enem por escola
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda as médias das escolas no Enem 2010, de acordo com o número de participantes. No grupo 1, ficaram as escolas (17,8% do total) que tiveram taxa de presença a partir de 75% dos alunos. No 2, aquelas (20,9%) que tiveram média de alunos participantes entre 50% e 74%. No grupo 3, entraram as instituições (33% das escolas) que tiveram participação de 25% a 49% dos estudantes. E no grupo 4, foram listados os colégios (27,4%) com participação de 2% a 24% dos inscritos.

Nesse novo quadro, o colégio privado São Bento, do Rio de Janeiro, foi o que obteve a melhor média entre as escolas do grupo 1. Entre as instituições públicas, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, o Coluni, foi o único a aparecer entre as 10 primeiras. No grupo 2, o colégio Santo Inácio, privado e também do Rio de Janeiro, ficou com a melhor colocação. As escolas particulares, aliás, ocupam todas as primeiras 15 posições. Nesse grupo, o pior desempenho ficou com o Centro de Ensino Ardalião Américo Pires, do povoado de Três Lagoas do Manduca, zona rural do Maranhão.

O grupo 3 foi o único em que a primeira colocação foi ocupada por uma escola pública. A melhor colocação, neste caso, foi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Já o último lugar, da escola indígena Dom Pedro I, do Amazonas. Entre as escolas com menos de 25% de participação, a líder vem do Estado de São Paulo. O COC, unidade Álvares Cabral, obteve a melhor colocação. Em último lugar ficou o Colégio Estadual Agrovila 08, da Bahia. Novamente, as escolas particulares foram a maioria entre as primeiras colocadas. No top 10, somente uma escola é pública: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - campus Goiânia.

Créditos ao O Dia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato