Governo e Grupo EBX lançam exposição interativa sobre Lagoa

A história da Lagoa Rodrigo de Freitas e do projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa são tema da exposição interativa que será inaugurada nesta terça-feira (21/12), às 8h30, no Encontro das Águas, Espaço do Ambiente, na Lagoa, Rio de Janeiro.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente do Grupo EBX, o empresário Eike Batista, o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente do Município, Carlos Alberto Muniz, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, farão o lançamento da mostra. O trabalho é resultado da parceria entre o Grupo EBX, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio de Janeiro. O Grupo EBX patrocinou a reforma do espaço, localizado ao lado do Parque dos Patins, com investimentos de R$ 400 mil.

Para contar a história da Lagoa, uma linha do tempo traz os fatos mais importantes ocorridos no local, desde 1900 até 2010. Já o triedro (um painel de 54 faces) pode ser manuseado pelos visitantes, que têm acesso a curiosidades, como a de que a superfície da Lagoa apresenta, hoje, 2,2 km2, área equivalente a quase metade da que tinha em 1880.

Outro painel com 22 pontos resgata a história deste que é um dos principais cartões postais da cidade. Mais uma novidade é o totem interativo que traz imagens de arquivo da Lagoa. Todo o ambiente da exposição possui projeção computadorizada do fundo do mar no teto.

No mesmo espaço, é possível acompanhar o andamento das ações que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa, parceria do Grupo EBX com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O painel de entrada será atualizado mensalmente com o status do projeto, que teve início em setembro de 2008. Uma maquete interativa traz a localização das áreas que são foco do Lagoa Limpa.

A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição sobre história da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Projeto Lagoa Limpa

Av. Borges de Medeiros, 1444, Lagoa – Rio de Janeiro (ao lado do Parque dos Patins)

Diariamente, das 10h às 19h

Sobre o projeto Lagoa Limpa

Com ações em conjunto, o Grupo EBX, o Governo do Estado e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro são parceiros no projeto de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, que teve início em setembro de 2008.

Até o momento, foram iniciadas as ações de coleta e gestão de resíduos flutuantes e a construção da base náutica de apoio em parceria com a Comlurb; a doação de sondas multiparamétricas para o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para monitoramento da qualidade da água; em parceria com a Cedae está em andamento a terceira das quatro obras previstas para a melhoria do sistema de esgoto.

Anda: foi concluída a filmagem de 4 km da rede de águas pluviais para a identificação das ligações irregulares de esgoto; finalizadas a limpeza e desobstrução de 16 km de tubulações, a automatização do sistema de elevatórias de esgoto e a implementação do Centro de Controle Operacional de Esgotos–CCOE, que fará o monitoramento em tempo real permitindo identificar qualquer anormalidade da rede na região próxima da Lagoa.

Além disso, está em andamento o trabalho de dragagem para melhorar a circulação interna da água na Lagoa e recuperação de espaços aquáticos perdidos para o assoreamento. A ação acontece em parceria com a Rio-Águas;

Os parceiros do projeto na esfera estadual são a Secretaria do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). No âmbito municipal são a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC), que coordena um grupo de trabalho para integrar as ações previstas pela Secretaria de Obras (SMO), a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), a subsecretaria de gestão de bacias hidrográficas (RIO-ÁGUAS) e a Fundação Parque e Jardins.

Portal Lagoa Limpa (www.lagoalimpa.com.br)

Estão disponíveis na web textos, vídeos, galerias de fotos e mapas sobre o projeto de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, idealizado pelo Grupo EBX e executado em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com o Governo do Estado.

O portal conta ainda com uma lista de espécies da fauna e flora local, estudos de geoquímica, engenharia sanitária, drenagem, hidrodinâmica e gestão de resíduos da Lagoa, todos disponíveis para download. Um mapa interativo, na página de apresentação, permite que o usuário acompanhe o processo de formação, evolução histórica e urbanização do entorno da Lagoa.

Serviço

Quando – terça-feira (21/12/2010), às 8h30

Onde – Encontro das Águas, Av. Borges de Medeiros, 1444, Lagoa – ao lado do Parque dos Patins - Lagoa Rodrigo de Freitas

Créditos à Ascom da Secretaria do Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos