Cidade recebe pré-estreia do filme "Rio" que retrata paisagens cariocas e o Carnaval

O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do governador Sérgio Cabral e das primeiras-damas do Município, Cristine Paes, e do Estado, Adriana Ancelmo, entregou há pouco ao idealizador e diretor do filme "RIO" Carlos Saldanha a chave da cidade, em homenagem pela iniciativa de retratar as belezas naturais do Rio de Janeiro.




A homenagem ao diretor aconteceu no Cinépolis Lagoon, no Leblon, durante a pré-estreia mundial do longa, uma animação da Blue Sky Studios e Twentieth Century Fox Animation, que tem a cidade do Rio de Janeiro como cenário. Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes esteve com o presidente mundial da Fox, Tom Rothmann, além de produtores e dos astros Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Jemaine Clement, Rodrigo Santoro, que dão voz aos personagens da animação. No último dia 4 de março, o prefeito já havia entregue a chave da cidade ao personagem Blu - o protagonista - durante a cerimônia oficial de abertura do Carnaval 2011, realizada no Palácio da Cidade.

Após a sessão, o prefeito Eduardo Paes falou do orgulho que sentiu da cidade ao assistir ao longa:

- Me deu orgulho de ser o prefeito da cidade mais maravilhosa do mundo. Essa é a maior declaração de amor que já vi ao Rio. Nossa cidade vai dever muito a Carlos Saldanha. Ele merece uma estátua em praça pública! - disse.

O prefeito antecipou ainda que haverá uma pré-estreia de "RIO" no cinema Nova Brasília, no Complexo do Alemão, para os alunos de escolas municipais nesta sexta-feira:
- Além disso, a rede municipal de ensino vai receber um livro com nossa história contada pelos personagens do filme.

"RIO" conta a história da arara domesticada Blu que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila na pequena cidade americana de Moose Lake, Minnesota, até que chega ao Rio de Janeiro para uma emocionante aventura, que inclui cenas das praias cariocas, da Floresta da Tijuca, do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e até o Carnaval.

Na manhã desta terça-feira, os atores e produtores de "RIO" participaram de uma entrevista coletiva à imprensa em que falaram sobre a experiência de participar do filme, que será lançado no próximo dia 8 de abril. 

Responsável por sucessos como A Era do Gelo e Robôs, o cineasta carioca Carlos Saldanha explicou que a ideia de escrever o filme nasceu de sua própria imaginação em uma tentativa de homenagear a sua cidade natal:

- Essa ideia surgiu há cerca de dez anos. Sempre sonhei em fazer um filme sobre o Rio, explorando a cultura, música, paisagens, cores, diversão. Muita gente lá no exterior já ouviu falar do Rio, mas não conhece pessoalmente e eu desejava transmitir para o mundo a energia e vibração da cidade - explicou Saldanha. Ele destacou ainda que trouxe parte de sua equipe para o Rio, em uma maratona de cinco dias, para conhecer de perto as belezas da cidade e, inclusive, desfilar no Sambódromo, alegando que "não dá pra explicar o que é o Rio, as pessoas têm que sentir".

- Fico feliz de poder estrear um filme, que já foi pensado há dez anos, em um momento tão especial para a cidade. O Rio está passando por tantas transformações, vai receber grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e é uma sorte e honra poder participar desse momento - afirmou, esclarecendo que o filme não foi produzido no Rio por causa desses eventos.

Com música de John Powell e produção musical de Sergio Mendes, o samba e a Bossa Nova dão o ritmo ao longa, que também contou com a participação de Bebel Gilberto e do cantor e compositor Carlinhos Brown. O músico Will.i.am, vocalista e produtor do grupo The Black Eyed Peas, que interpreta o personagem Pedro, falou sobre a paixão pelo Brasil, especialmente pela cidade do Rio:

- Não sei como expressar o amor que sinto por este lugar. Estive aqui este ano no Carnaval e é realmente impressionante. Uma experiência fabulosa. E foi muito legal poder interpretar um personagem que gosta de samba, hip-hop e música eletrônica, além de criar um novo ritmo da floresta misturando ritmos Techno e clássico - acrescentou.

A atriz Anne Hathaway, que interpreta a arara Jade, contou durante a coletiva que gostou muito de participar do filme, principalmente porque representa a população feminina nos dias atuais. Ela falou ainda que "conhecer a cidade foi algo realmente incrível". Jesse Eisenberg, que interpreta o protagonista Blu, disse que "estar aqui no Rio e ver de perto os locais retratados no filme é algo impressionante". Rodrigo Santoro, que faz o veterinário Túlio, disse que desde o início ficou apaixonado pelo projeto, que incluía belas paisagens e pássaros, além de reunir grandes artistas e músicos.


Créditos à PMRJ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato