segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mostra interativa faz viagem no tempo na Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas

O interesse em obter cada vez mais informações sobre o meio ambiente, sobretudo no que se refere à preservação das lagoas, rios e florestas, tem levado milhares de estudantes e a população em geral ao Encontro das Águas, Espaço do Ambiente na Lagoa Rodrigo de Freitas. Lá, está em exibição a exposição interativa “Lagoa Limpa”.

A mostra retrata tudo que está sendo feito na recuperação da Lagoa, e o visitante faz uma viagem no tempo para conhecer a sua história. Administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Encontro das Águas transformou-se no espaço onde além das ações de educação ambiental - promovidas pelo técnicos do Inea e das secretarias estadual e municipal de Ambiente – realiza deferentes atividades que reúnem alunos do ensino fundamental, médio, universitário e pesquisadores de escolas públicas e privadas.

- É um espaço público, democrático, onde se aprende muito e o visitante pode dar sua contribuição com relatos de ações em defesa do meio ambiente -, explica Marilene Ramos, presidente do Inea.

Estudantes do 4° período Curso de Gestão de Turismo do Senac Rio estiveram na semana passada no Encontro das Águas para uma visita orientada pelos técnicos do Inea e da SEA. Além da interatividade da exposição, os alunos também participaram da oficina de materiais reutilizados (PET) com a artista plástica Cristina Silva.

“Foi um sucesso”, comentou a coordenadora do curso de Turismo do Senac, Kelly Lima Teixeira.

A exposição interativa sobre a história e o projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa foi inaugurada em dezembro de 2010. De lá pra cá, já recebeu milhares de alunos de escolas públicas e privadas interessados em aprender mais sobre o ecossistema da nossa cidade.

Nos últimos dois meses, março e abril, cerca de 700 alunos passaram pela exposição e participaram das oficinas com a artista plástica, Cristina Silva, e o animador cultural, Luiz Guilherme. O projeto de educação ambiental tem feito tanto sucesso nas escolas que já existem visitas agendadas para até o final de maio.

A Lagoa Limpa tem o objetivo de informar o público sobre educação e preservação ambiental através do belo cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o propósito de conscientizar os cidadãos sobre as questões ambientais e o adequado uso dos recursos naturais e as consequências para nossa flora e fauna. Na Semana da Água, em comemoração ao dia Mundial da Água (22/03), o espaço obteve número recorde de visitantes em uma semana, mais de 200 alunos participaram do evento.

O Encontro das Águas está aberto ao público todos os dias, das 10h às 19h, e os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história da Lagoa Rodrigo de Freitas através de painéis interativos, que mostram gráficos e fotos em diversos ângulos. O espaço recebe, em média, mil visitantes por semana, e está localizado ao lado do Parque dos Patins.

Créditos ao rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário