Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Comerciantes, donos de bares e restaurantes protestam em Cabo Frio contra decreto municipal

2 min read
Manifestantes se concentraram em frente a Prefeitura de Cabo Frio na tarde desta quinta-feira (18). Foto: Renata Cristiane

Diversos comerciantes, donos de bares e restaurantes protestaram em Cabo Frio na tarde desta quinta-feira (18) contra as medidas de enfrentamento à pandemia publicadas no útlimo decreto municipal que restringiu horários de funcionamento dos comércios e circulação de pessoas. As informação são do blog Renata Cristiane.


Vestidos de preto, os manifestantes seguiram até a sede da Prefeitura de Cabo Frio. Pediram a revogação do decreto e que as restrições siga o que está definido no decreto estadual.


Ainda segundo o blog, os vereadores têm uma reunião marcada para a manhã desta sexta-feira (19), junto com Juarez Lopez, titular da pasta de Meio Ambiente e presidente do Comitê Executivo, que é composto por cinco secretarias (Saúde, Meio Ambiente e Saneamento, Obras e Serviços Públicos, Direitos Humanos e Segurança e Mobilidade Urbana).


A Prefeitura de Cabo Frio emitiu nota sobre os pedidos dos manifestantes e informa que as medidas mais duras foram tomadas devido à lotação dos leitos de UTI na cidade. Veja a nota completa:


"Mediante o quadro epidemiológico atual do município de Cabo Frio, com aumento de casos positivos da Covid-19, aumento da taxa de ocupação de leitos hospitalares e aumento no número de mortes causadas pelo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o cumprimento das restrições aplicadas pelo Decreto Municipal Nº 6.475, de 15 de março de 2021. Tais medidas têm o objetivo de diminuir a proliferação do vírus e preservar a saúde da população.


A Secretaria de Saúde destaca que todas as normas e restrições abordadas no Decreto seguem as orientações da FIOCRUZ e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde.


A implementação de regras mais rígidas se justifica pelo fato de que, do dia 9 de março até esta quinta-feira (18 de março), a taxa de ocupação de leitos de UTI no município saltou de 55% para 86%, ou seja, um crescimento de 37% em pouco mais de uma semana.


Mesmo compreendendo os impactos econômicos, o Comitê Executivo de combate ao coronavírus destaca que o número de mortes só irá diminuir com o cumprimento das medidas de proteção, principalmente o isolamento social, a proibição de aglomerações, o uso de máscaras de proteção facial e a higienização das mãos com álcool em gel.


O Comitê ressalta, também, que a continuação dos índices alarmantes de ocupação de leitos poderá acarretar em medidas ainda mais duras de saúde pública, com o objetivo de preservar a vida dos moradores e evitar um colapso no sistema municipal de Saúde".


Por Diário Aldeense

Talvez você goste destas postagens

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...