Encontro das Águas é reaberto ao público

A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, destacou nesta terça-feira (21/12) a nova visão do empresariado sobre o que é responsabilidade socioambiental em discurso de inauguração da exposição interativa sobre a história e o projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
A mostra, bem como, a reforma do Espaço Ambiente Encontro das Águas, sob gestão da Secretaria, foram patrocinadas pelo Grupo EBX, do empresário Eike Batista, que já investiu R$ 15 milhões na despoluição da lagoa, local de competições náuticas na Olimpíada de 2016. Segundo a secretária, o meio ambiente é referência no projeto de desenvolvimento do governo Sérgio Cabral.

- Ambiente hoje é compromisso de governo, mas também questão de cidadania e de responsabilidade socioambiental corporativa, graças a essa nova mentalidade. A lagoa é de todos e todos têm trabalhado muito para a sua revitalização. Símbolo de diversas ações políticas e ambientais, como o abraço promovido pelo sociólogo Betinho, em prol da sua recuperação, com o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui, pela parceria entre Estado, Prefeitura e o grupo EBX, mortandade de peixes será coisa do passado – afirmou Marilene Ramos.

A secretária ressaltou ainda a importância histórica e contribuição para a educação ambiental da reforma do Encontro das Águas. O Espaço, que já abrigou exposições, shows, exibição de vídeos, palestras entre outras diversas atividades culturais, recebe centenas de alunos das redes públicas e privada durante todo o ano, mas, ultimamente, necessitava de obras estruturais e de modernização. O Grupo EBX investiu R$ 400 mil na restauração e na aquisição de novos equipamentos.

- Sempre foi muito difícil manter esse espaço aberto com atividades culturais interessantes para o público. O Encontro das Águas que a partir de um canteiro de obras da extinta Serla, graças ao interesse público tornou um espaço político cultural, agora recupera a infraestrutura necessária para ser fórum permanente de debates, de difusão cultural e de educação ambiental – disse a secretária agradecendo à parceria da EBX.

Para o empresário Eike Batista, conservação ambiental é obrigação das empresas brasileiras e instaladas no País. Lembrando que foi por sua história de vida com a lagoa que um dia de manhã, olhando pela janela de casa, decidiu se dedicar à revitalização do bioma, o presidente do Grupo EBX fez uma espécie de apelo à cidadania.

- Quero provocar os empresários para que se envolvam em outros projetos de recuperação ambiental no estado porque uma andorinha só não faz verão. Quero provocar também a consciência coletiva para que população não jogue lixo nas ruas, nos parques e nas praças. A lagoa pertence a todo mundo e sua conservação é de responsabilidade de todos – exortou.

Eike Batista ressaltou também que chamou de bem sucedido desenho da parceria público privada para o projeto de recuperação ambiental do bioma, onde estão sendo empregadas tecnologias inovadoras. Entre os quais, citou os sistemas de dragagem com cortina de siltagem, que retira até partículas menores de sedimentos; os de sondas para monitoramento da qualidade da água e o de controle por meio de filmagem de toda a rede pluvial e das instalações de esgoto no entorno do espelho d´água.

- A lagoa é parte importante da vida dos cariocas e da história da cidade. E quanta história! Santo dia em que olhando da janela e diante da degradação da lagoa, lembrei do cinema que vinha com a namorada (o primeiro drive-in do Rio), do parque (Tivoli, programa de final de semana da maioria jovem da década de 70) e decidi que faria tudo o que pudesse pela sua recuperação. Amanhã (nesta quarta-feira) vamos inaugurar o CCOE (Centro de Controle Operacional de Esgoto) que vai reduzir ainda mais o índice de coliformes fecais nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon – antecipou o empresário.

Luiz Firmino Martins Pereira, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável pelo monitoramento da qualidade da água da lagoa e das praias de todo o Estado, disse ter descoberto muito sobre a lagoa a partir das obras de revitalização e de informações obtidas para a exposição no Encontro das Águas. Como, por exemplo, que o espelho d’água tinha originalmente o dobro do tamanho atual, de 2,2 km².

- Preservar e conservar depende de conhecer. Além de fatos históricos, a exposição permite conhecer a complexidade do trabalho que vem sendo feito na recuperação ambiental da lagoa, que por ser tão densamente povoada e extremamente difícil. Além de aprender sobre as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para a despoluição, como os dutos afogados (sistema composto de galerias submersas para renovação da água por meio de troca com o mar, através do canal do Jardim do Alah), – citou.

O subprefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, atribuiu ao entendimento e à integração de todos os níveis de governo e iniciativa privada, o avanço das políticas de desenvolvimento ambiental no Estado. Para ele, por meio dessa integração é está sendo possível desenvolver projetos, obter recursos e executar as intervenções necessárias.


- A recuperação da lagoa é um programa sustentável e de longo prazo que além da revitalização ambiental interrompe os ciclos de enchentes no seu entorno que tantos transtornos causam à cidade. Essa interação vai tornar sustentável a convivência, o que em última análise resulta em preservação e conservação – explicou Muniz.

Participaram da inauguração vários diretores da EBX, entre os quais, o de Sustentabilidade, Paulo Monteiro, além de diretores do Inea, da Cedae, e representantes de diversas instituições e Organizações Não Governamentais (ONG) de atuação ambiental.

Serviço:

Exposição sobre história da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Projeto Lagoa Limpa

Av. Borges de Medeiros, 1444, Lagoa – Rio de Janeiro (ao lado do Parque dos Patins)

Diariamente, das 10h às 19h

Entrada gratuita.

Mais informações sobre a exposição e sobre o Projeto Lagoa Limpa no portal: www.lagoalimpa.com.br

Créditos à SEA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR