quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Setor agropecuário é um dos beneficiados com posto da Investe Rio em Campos dos Goytacazes

O 1º posto avançado da Investe Rio no Estado funciona, a partir de hoje, na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), em Campos dos Goytacazes. Desta forma, a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro pretende se aproximar dos municípios do Norte e Noroeste, dando mais capilaridade aos serviços financeiros voltados para o desenvolvimento econômico destas regiões.

A cerimônia de assinatura do convênio para criação do posto, na sede da Fundenor, em Campos, contou com as presenças dos presidentes da Investe Rio, Maurício Chacur, da Fundenor, José Carlos Menezes e do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, representando o governador Sérgio Cabral.

Campos dos Goytacazes

Incentivador da parceria, o secretário de Agricultura afirmou que o convênio será de grande importância para geração de empregos e oportunidades. Segundo ele, a Fundenor tem uma longa história de parcerias com a secretaria e desde 2001 vem atuando em diversos programas de fomento agropecuários.

– A Investe Rio também já realizou muitas ações para o desenvolvimento da área, incentivando as agroindústrias. Esta iniciativa irá ajudar a agricultura, na medida em que contribui para o aumento das agroindústrias na região e fortalece o setor agropecuário, facilitando o escoamento da produção e melhorando o valor pago ao produtor. O governador Sérgio Cabral quer a Investe Rio presente em todos os municípios fluminenses – acrescentou, destacando que a agência além de apoiar o setor industrial, poderá ainda financiar o comércio e o turismo.

O presidente da Investe Rio, explicou que a agência foi criada para atender micro e pequenas empresas, que têm maior dificuldade ao acesso a crédito.

– Em 2007 nossa capacidade de crédito era de R$ 50 milhões, hoje, é de R$ 1,8 bilhão. Com isso, a carteira de crédito da instituição diversificou. Atualmente dispomos de recursos próprios e do BNDES. Para esta região vamos oferecer linhas de crédito com juros de 2% ao ano e prazo de amortização de 7/8 anos – informou.

Diversas agroindústrias do estado já contaram com financiamento da Investe Rio, entre as quais, a Laticínios Marília, em Itaperuna, e a Quissamã Alimentos, em Quissamã.

A opção de instalar o 1º posto avançado da Investe Rio no Norte Fluminense é uma estratégia para fortalecer as micro e pequenas empresas para que possam aproveitar o crescimento da região em virtude dos investimentos que estão sendo feitos por conta da construção do Superporto do Açu e do Complexo Logístico de Barra do Furado.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo de Campos, Eraldo Barcelar, secretário de Planejamento de São João da Barra, Victor Aquino, e representantes dos municípios de Macaé e São Francisco de Itabapoana.

Créditos à SEAPPA-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário