Kiyoshi Kurosawa recebe retrospectiva inédita no Rio

A mostra Cinema de Kiyoshi Kurosawa, do Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro, exibirá 16 filmes do diretor japonês que recriou a linguagem do gênero fantástico e é considerado um dos principais diretores do cinema japonês contemporâneo.
Nascido em 19 de julho de 1955, em Kobe, na província de Hyogo, no Japão, Kurosawa começou a dirigir filmes independentes em 8mm quando estudava Ciências Sociais, na Universidade Rikkyo. Para esclarecimento, Kurosawa, que não tem nenhum paratesco com o cineasta Akira Kurosawa, passou os anos seguintes aprendendo com os diretores Kazuhiko Hasegawa e Shinji Somai. Estreou comercialmente, em 1983, com o longa-metragem Guerras de Kandagawa, um legítimo pinku eiga (os pornôs leves japoneses).

A restrospectiva exibe também a série A Vingança sobre detetives e a Yakuza, feita para a televisão nos anos 1990, além dos filmes que o consagraram como Cure (Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cinema de Yokohama, 1999), Charisma (Quinzena dos Realizadores, em Cannes 1999), Permissão para Viver (Fórum do Festival de Berlim, 1999); Ilusões Inúteis (Mostra Internacional de Veneza, de 1999), Pulse (Prêmio da Crítica na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2001), Futuro Brilhante (competitiva do Festival de Cannes 2003) e Sonata de Tóquio (prêmio do júri na mostra Un Certain Regard, em Cannes 2008).

RETROSPECTIVA KIYOSHI KUROSAWA
De 9 a 21 de novembro de 2010
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro)
Ingressos: Cinepasse - R$ 10 e R$ 5 (meia), válido por 30 dias, para acesso às mostras de cinema, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 30 minutos antes decada sessão.
Telefone: (21) 3808-2020, das 9h às 21h.

Créditos ao Cineclick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR