Júlio Lopes destaca a importância do transporte aquaviário durante audiência pública

O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem como um de seus compromissos dar as melhores condições de mobilidade aos fluminenses através do transporte público. A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, durante audiência pública sobre as tarifas das barcas na Assembléia Legislativa. A audiência tinha como pauta debater uma resolução da Agetransp - do final de outubro - que determinou que o preço de uma passagem da linha Rio-Niterói passasse de R$ 2,80 para 2,70.

- O interesse do Governo do Estado é oferecer o melhor para a população. Neste sentido, moradores da Região Metropolitana, incluindo Niterói e São Gonçalo, foram muito beneficiados com a implantação do Bilhete Único Intermunicipal, que possibilita o embarque – num intervalo de 2 h 30 min - em dois modais, inclusive barcas, por apenas R$ 4,40. É uma economia gigantesca e um sistema que promoveu a empregabilidade de milhares de pessoas. O incremento do transporte aquaviário também é um compromisso do Governo com a população e ações já estão sendo tomadas.– ressaltou o Secretário Júlio Lopes.

Presidente da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Deputado Marcelo Simão, destacou a importância da audiência pública.

- Uma audiência pública pode ser muito boa quando realizada para somar algo para o usuário, quando é para esclarecer alguma coisa para população e associações, como é o caso desta – salientou Marcelo Simão.

O conselheiro da Agestransp Maurício Agnelli reforçou que novos equipamentos a serem adquiridos para transporte aquaviário devem observar questões de sustentabilidade.

- Questões como maior conforto, comodidade e economia para o usuário são básicas, mas no momento atual, onde o mundo pensa na preservação dos recursos naturais é fundamental pensarmos em um transporte sustentável, que gaste menos energia, que polua o mínimo possível – disse Agnelli.

A revisão no contrato da concessionária Barcas S.A., bem como uma licitação para compra de novas embarcações, foi um dos assuntos abordados no encontro. Além do Secretário Júlio Lopes, de deputados estaduais e de conselheiros da Agetransp, participaram da audiência pública o Subsecretário de Transportes Sebastião Rodrigues, representantes de prefeituras e o Superintendente da Barcas S.A. Flávio Almada.

Créditos à SETRANS-RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR