Julio Lopes anuncia combustível limpo na Etranspor

Mais importante evento do setor de Transportes de Passageiros da América Latina, a Etranspor chega a sua 14º edição, com recorde de stands e tema voltado para a sustentabilidade. A feira, que acontece na Marina da Glória entre os dias 10 e 12 de novembro, será aberta pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, que anunciará o Diesel S-50 como combustível padrão para toda a frota de ônibus da Região Metropolitana do Rio. O S-50 emite 11,3% menos enxofre do que o diesel normal, o que representa uma queda diária de mais de 10% no volume de material particulado.

O combustível está em operação na frota da cidade do Rio de Janeiro desde o ano passado, abastecendo um efetivo de 8.500 ônibus. Com a extensão para a Região Metropolitana, 16.500 coletivos farão parte do programa, que começa a vigorar já no primeiro dia de 2011.

- Até 2009 o S-50 era importado pela Petrobrás, o que onerava o custo da comercialização. Com a absorção do know how de produção pelo mercado fluminense (Reduc), o produto passou a competir com o preço do diesel normal, possibilitando a adaptação à nossa frota de ônibus. São cada vez maiores a tendência e os esforços em limpar os combustíveis que movem os transportes públicos do Rio de Janeiro. O Governo do Estado está colocando em prática medidas cada vez mais eficientes e avançando muito neste sentido – conta o secretário Julio Lopes.

Ao todo, a Etranspor será composta por 100 expositores, entre montadoras de veículos, fabricantes de peças e empresas de tecnologia automobilística. Os visitantes também poderão assistir a palestras, painéis e mesas redondas sobre a infraestrutura de transporte desenvolvida para os grandes eventos esportivos que a cidade sediará nos próximos anos. A reformulação do transporte coletivo carioca após a licitação do sistema de ônibus urbanos também fará parte dos debates.
A feira não se limitará apenas ao espaço da Marina da Gloria. Os organizadores também estão preparando excursões a empresas e locais enquadrados no que se pode chamar de exemplo de mobilidade inteligente. Um dos passeios será à Alameda São Boaventura, em Niterói, que foi totalmente replanejada pela Secretaria Estadual de Transportes, com pistas exclusivas para ônibus e sinalização adaptada para pessoas portadoras necessidades especiais.

Créditos à Ascomd a Secretaria de TRansportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos