Estado terá GTA eletrônico a partir do primeiro semestre de 2011

Centro do Rio de Janeiro

Atendendo uma importante reivindicação da pecuária fluminense, a secretaria estadual de Agricultura implanta no primeiro semestre de 2011 a GTA (Guia de Trânsito de Animais) eletrônica. O sistema permitirá aos Núcleos de Defesa Agropecuária e aos Postos Municipais de Defesa Agropecuária, vinculados à secretaria, emitir documentos com mais rapidez. O objetivo é melhorar a gestão da defesa agropecuária animal e vegetal.
Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o novo sistema vai proporcionar mais comodidade para os produtores rurais e possibilitará controlar todas as ações de fiscalização realizadas pelo serviço de inspeção no Estado.

– Ao mesmo tempo em que irá aumentar o controle do serviço oficial, resguardando a sanidade do rebanho e as ações, tornando-as mais eficientes, facilitará a fiscalização de estabelecimentos que comercializam vacinas e daqueles que realizam abate – frisou.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria Agricultura, Paulo Henrique Moraes, lembrou, ainda, que a secretaria pretende ampliar o número de postos de atendimento, através de convênio com os municípios, ficando mais perto dos usuários do sistema.

– Isso possibilitará ao produtor ter atendimento em sua própria cidade, ao mesmo tempo em que facilitará sua vida, pois permitirá a atualização do cadastro de propriedades, entrega de declaração de vacinações e criará novos pontos de recebimento de notificações de suspeitas de doenças – informou.

Vale lembrar que durante todo o mês de novembro os pecuaristas fluminenses têm um compromisso com a sanidade de seu rebanho. Até o dia 30 acontece a segunda etapa da Campanha contra a Febre Aftosa e todos os bovinos devem ser vacinados.

O estado, que está há 13 anos sem o registro da doença em seu rebanho, vem apresentando índices vacinais superiores a 90% e, em função dos bons resultados, a perspectiva é de que seja reduzida a faixa etária de vacinação.

Créditos ao SEAPPA-RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR