Dia Sem Carro começa no fim de semana com 30 mil ciclistas na orla

Por Ascom da Secretaria do Ambiente

Pelo menos 30 mil ciclistas devem participar neste domingo (19/9) da 22ª edição do movimento Um Dia Sem Carro, organizado pela Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj), com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio. O passeio ciclístico, que antecede o Dia Mundial sem Carro, na quarta-feira (22/9), terá entre os participantes os secretários de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e de Transportes, Sebastião Rodrigues, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira. A concentração será às 8h, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.

A atividade, que comemora a Semana Nacional de Trânsito e o Dia Internacional da Paz, antecipa para o início da semana a segunda participação do Rio na mobilização internacional Dia Mundial Sem Carro, que envolve dezenas de países. Portanto, a próxima quarta-feira também será dia de pedalar. A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente do Inea, Luiz Firmino, e servidores estaduais dos dois órgãos deixarão os carros na garagem e usarão outros meios de transporte para chegar ao trabalho.
O evento deste domingo terá diversas atrações, como trio elétrico e show com os atletas de Freestyle Robson de Paula e Wendel Bastos, sorteios de 20 bicicletas Caloi 21 marchas e de 20 livros Bicicleta a Cara do Rio, do ex-secretário de Transportes Julio Lopes e de Claudio Santos. A triatleta Fernanda Keller, madrinha do evento, e Dani Genovesi, campeã da Race Across America 2009, maior competição do ciclismo mundial, também estarão presentes.

Treze grupos de ciclistas, de várias localidades do estado, se juntarão ao movimento: de Niterói, dos bairros Barreto, Ponto Sem Réis, Rio D’ouro e Itaipu; de Rio Bonito; de Cachoeiras de Macacu; de Maricá; de Nova Iguaçu; e dos bairros cariocas do Catete, Flamengo, Laranjeiras, Ilha do Governador e Pilares.

Trezentos seguranças estarão no apoio ao passeio, que terá cordão de isolamento para os ciclistas, caminhões-vassoura para recolher e consertar bicicletas com defeito, além de ambulâncias e ciclistas-médicos para prestar socorro em caso de necessidade. Para participar é necessário se inscrever na Federação de Ciclistas, pagando uma taxa de R$ 5, que dará direito a camisa do evento, boné, garrafinha e a número para os sorteios.

Na quarta-feira, uma bicicleata, tendo à frente a secretária Marilene Ramos e o presidente do Inea, Luiz Firmino, fará o percurso sentido inverso, do Leme para o Centro, até o edifício-sede dos dois órgãos, na Avenida Venezuela, 110, na Praça Mauá. Neste dia, a garagem ficará fechada para os carros, sendo permitida somente a entrada de bicicletas. O grupo sairá da esquina da Avenida Atlântica com Princesa Isabel, às 9h.

O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França, na década de 1990, com objetivo de conscientizar e incentivar a redução do uso dos automóveis, para diminuir as emissões responsáveis pelo aumento da poluição e do aquecimento global, desobstruir o trânsito e melhorar a qualidade de vida da população. O movimento vem conquistando adesões de diversas cidades de diferentes países desde então. No Brasil, além do Rio, cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói já participam da mobilização.

Serviço

Passeio Ciclístico

Domingo (19/9)

Ponto de encontro: Museu de Arte Moderna

Avenida Infante Dom Henrique 85, no Aterro do Flamengo

Concentração: 8h

Largada: 9h

Percurso: MAM, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Túnel Novo, Copacabana e Praia do Leme

Dia Mundial Sem Carro

Quarta-feira (22/9)

Ponto de Encontro: Avenida Atlântica, esquina com a Rua Princesa Isabel, em Copacabana, às 9h

Percurso: Praia do Leme, Túnel Novo, Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo, Avenida Beira-Mar, Praça XV, 1° Distrito Naval, Dom Gerardo, Praça Mauá e Avenida Venezuela.

Leia Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova linha de ônibus facilita acesso ao Piscinão de São Gonçalo

Escola de Dança Maria Olenewa abre inscrições para seleção de novos alunos

Programa Antipichação recupera o Obelisco do Centro do Rio