Dia Sem Carro começa no fim de semana com 30 mil ciclistas na orla

Por Ascom da Secretaria do Ambiente

Pelo menos 30 mil ciclistas devem participar neste domingo (19/9) da 22ª edição do movimento Um Dia Sem Carro, organizado pela Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj), com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio. O passeio ciclístico, que antecede o Dia Mundial sem Carro, na quarta-feira (22/9), terá entre os participantes os secretários de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e de Transportes, Sebastião Rodrigues, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira. A concentração será às 8h, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.

A atividade, que comemora a Semana Nacional de Trânsito e o Dia Internacional da Paz, antecipa para o início da semana a segunda participação do Rio na mobilização internacional Dia Mundial Sem Carro, que envolve dezenas de países. Portanto, a próxima quarta-feira também será dia de pedalar. A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente do Inea, Luiz Firmino, e servidores estaduais dos dois órgãos deixarão os carros na garagem e usarão outros meios de transporte para chegar ao trabalho.
O evento deste domingo terá diversas atrações, como trio elétrico e show com os atletas de Freestyle Robson de Paula e Wendel Bastos, sorteios de 20 bicicletas Caloi 21 marchas e de 20 livros Bicicleta a Cara do Rio, do ex-secretário de Transportes Julio Lopes e de Claudio Santos. A triatleta Fernanda Keller, madrinha do evento, e Dani Genovesi, campeã da Race Across America 2009, maior competição do ciclismo mundial, também estarão presentes.

Treze grupos de ciclistas, de várias localidades do estado, se juntarão ao movimento: de Niterói, dos bairros Barreto, Ponto Sem Réis, Rio D’ouro e Itaipu; de Rio Bonito; de Cachoeiras de Macacu; de Maricá; de Nova Iguaçu; e dos bairros cariocas do Catete, Flamengo, Laranjeiras, Ilha do Governador e Pilares.

Trezentos seguranças estarão no apoio ao passeio, que terá cordão de isolamento para os ciclistas, caminhões-vassoura para recolher e consertar bicicletas com defeito, além de ambulâncias e ciclistas-médicos para prestar socorro em caso de necessidade. Para participar é necessário se inscrever na Federação de Ciclistas, pagando uma taxa de R$ 5, que dará direito a camisa do evento, boné, garrafinha e a número para os sorteios.

Na quarta-feira, uma bicicleata, tendo à frente a secretária Marilene Ramos e o presidente do Inea, Luiz Firmino, fará o percurso sentido inverso, do Leme para o Centro, até o edifício-sede dos dois órgãos, na Avenida Venezuela, 110, na Praça Mauá. Neste dia, a garagem ficará fechada para os carros, sendo permitida somente a entrada de bicicletas. O grupo sairá da esquina da Avenida Atlântica com Princesa Isabel, às 9h.

O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França, na década de 1990, com objetivo de conscientizar e incentivar a redução do uso dos automóveis, para diminuir as emissões responsáveis pelo aumento da poluição e do aquecimento global, desobstruir o trânsito e melhorar a qualidade de vida da população. O movimento vem conquistando adesões de diversas cidades de diferentes países desde então. No Brasil, além do Rio, cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói já participam da mobilização.

Serviço

Passeio Ciclístico

Domingo (19/9)

Ponto de encontro: Museu de Arte Moderna

Avenida Infante Dom Henrique 85, no Aterro do Flamengo

Concentração: 8h

Largada: 9h

Percurso: MAM, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Túnel Novo, Copacabana e Praia do Leme

Dia Mundial Sem Carro

Quarta-feira (22/9)

Ponto de Encontro: Avenida Atlântica, esquina com a Rua Princesa Isabel, em Copacabana, às 9h

Percurso: Praia do Leme, Túnel Novo, Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo, Avenida Beira-Mar, Praça XV, 1° Distrito Naval, Dom Gerardo, Praça Mauá e Avenida Venezuela.

Leia Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos