Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Exposições na Casa da Cultura entram no roteiro turístico de São Pedro da Aldeia

3 min read


A exposição “Ponto de Fuga” entrou na mira do segmento turístico em São Pedro da Aldeia. Nesta quarta-feira (23), a mostra de pinturas, em cartaz na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, recebeu a visita das agentes de viagens Fabiane Freitas e Verônica Benite, sob a condução da turismóloga do município, Kátia Santos. A visita técnica faz parte das estratégias implementadas pela Secretaria Adjunta de Turismo para divulgar os atrativos turísticos do município aos empresários e empreendedores locais.


Na oportunidade, as profissionais do setor de turismo puderam conversar e conhecer de perto o trabalho do artista expositor, Paulo Jorge Santos. Toda as tardes o artista fica à disposição no espaço para recepcionar os visitantes. “Poder fazer parte desse roteiro turístico é fantástico. Atuei por muitos anos como funcionário público do município, lutando muito para promover a cidade, e agora, do outro lado, a luta continua a mesma. Fico muito feliz de poder contribuir trazendo algo positivo para o município”, destacou o artista plástico, que assina parte das telas, ao lado de sua esposa e também artista, Rose Athayde.


Durante a visita técnica na Casa da Cultura, as agentes de viagens puderam apreciar as obras de arte e conhecer um pouco sobre o processo criativo dos quadros, contado pelo próprio autor, bem como dados sobre o funcionamento, curiosidades e importância histórica do próprio prédio, que já foi sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. Desde 1999, a Casa funciona como o centro de manifestações culturais do município. Este ano, a edificação completou 22 anos de criação.


“A Casa da Cultura por si só, já é um patrimônio do município, mas ter a oportunidade de conferir de perto essa mostra foi um diferencial. A exposição está ótima. É surpreendente o número de telas e a qualidade das pinturas. Beleza, sensibilidade e técnica”, destacou a turismóloga, Kátia Santos. No local, o grupo também foi recepcionado pelo secretário adjunto de Cultura e pela diretora municipal de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, respectivamente.


O roteiro de visitas técnicas incluiu, ainda, dentre outros pontos turísticos, o Horto Escola Artesanal, a Orla Atlântica, a Praça Hermógenes Freire da Costa, o Centro Histórico e a Casa da Flor, um dos principais patrimônios artísticos e culturais da cidade. “Moro em São Pedro da Aldeia há dois anos e esta foi a primeira vez que fui à Casa da Cultura. Fiquei apaixonada pelo lugar. Conhecer esses destinos é fundamental para o nosso trabalho”, disse Fabiane Freitas, diretora da agência Bon Voyage.


Segundo Kátia, a aproximação com proprietários e gerentes de agências de viagens, empresas e outros empreendimentos ligados ao setor turístico tem como proposta a troca de ideias e experiências. “Queremos conhecer os desafios e potencialidades de cada um para que, juntos, possamos trabalhar para transformar São Pedro da Aldeia em uma cidade melhor para todos, cidadãos e turistas”, afirmou.


Os empresários e empreendedores do setor turístico que tiverem interesse em participar de uma visitação técnica aos atrativos do município devem agendar o serviço previamente junto à Secretaria Adjunta de Turismo, através do e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br.


Visitação

A exposição “Ponto de Fuga: Do isolamento à inspiração” pode ser visitada gratuitamente na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para evitar aglomerações, a entrada é restrita a um número limitado de pessoas, mediante uso obrigatório de máscara de proteção facial. Ao todo, 40 pinturas em tinta acrílica e óleo compõem a mostra, idealizada com o objetivo de propor uma reflexão acerca da arte como ferramenta terapêutica durante a pandemia. Os quadros retratam temas diversos, como paisagens naturais, cenários urbanos, natureza morta, marinhas e retratos. As pinturas também estão disponíveis para compra.


Moradores do Centro da cidade, o casal Willians Ribeiro e Vera Lúcia Ribeiro aproveitou para adquirir a obra “Rio das Garças”, produzida por Rose Athayde. “Ficamos encantados com a exposição. Gostamos muito dos quadros, principalmente das paisagens naturais, que resolvemos comprar uma tela. Com certeza, ter um espaço como esse na cidade, que possibilita o contato direto com o artista, é muito importante. É o que São Pedro da Aldeia precisa”, destacou Vera.


Por Ascom PMSPA

Talvez você goste destas postagens

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...