Dentre os resíduos encontrados estavam discos de vinil, pneus, colchões, redes de nylon e outros apetrechos de pesca deixados para trás. Também foram coletadas quantidades expressivas de plástico como sacolas, copos descartáveis e garrafas pets.
A ação celebra a Semana Nacional de Limpeza dos Mares, iniciativa que teve início em março em diversas cidades do Brasil, mas precisou ser interrompida devido ao agravamento da pandemia. O número de voluntários têm sido reduzido para que nenhum tipo de aglomeração seja gerada, seguindo os protocolos de controle à disseminação da Covid-19 como uso de máscara e distanciamento seguro.
A secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, esteve presente na ação. “Agradeço, mais uma vez, a parceria da ONG Mar Sem Lixo e dos voluntários que representaram a população neste domingo. Os espaços públicos são de responsabilidade de todos e queremos contar com o apoio dos aldeenses também quanto à manutenção da limpeza nos espaços para que a ação perdure”, frisou.
Roberto Ramos, presidente e fundador do projeto, destacou a presença da comunidade na ação. “Apesar do número reduzido de voluntários, foi gratificante ver as famílias e os moradores do bairro levando crianças para participar do trabalho. É importante que a consciência ambiental comece cedo”, explicou.
O Projeto Mar Sem Lixo é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que tem como objetivo conscientizar a população sobre a problemática do lixo nas praias, o crescente consumo e o descarte de plástico nos oceanos, assim como as suas consequências. O grupo também desenvolve ações de limpeza em praias e corpos hídricos de todo o país.
Por Ascom PMSPA