Prefeitura vai atender mais de 200 tipos de serviços por meio do número 1746


A partir desta quarta-feria (23), os mais de 67 números de contato que a Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizava para atender mais de 200 tipos diferentes de serviços, serão reunidos em apenas um único número, batizado de Disque-Rio (1746). Para a implantação desta Central Única de Atendimento, foram gastos R$ 26 milhões.

Com este novo serviço, a prefeitura conseguirá mapear os principais pedidos feitos pelos cariocas. A Secretaria Municipal da Casa Civil também estipulou metas, que resultarão em bonificações em dinheiro para os órgãos que atenderem às demandas em um tempo inferior ao informado, por exemplo, 24 horas para conserto de sinal de trânsito, 72 horas para troca de lâmpada apagada ou piscando, sete dias para reparo de buracos e desobstrução de bueiros.

A implantação deste serviço já está em curso há dois anos e foi baseada no 311, que é disponibilizado em Nova York. Este atendimento já funciona na cidade americana há oito anos, de acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

- Com este novo serviço a prefeitura terá mais clareza dos relatórios, pois antes era impossível mensurar a qualidade de todos os serviços disponibilizados entre todos os órgãos.

A Central 1746 fica localizada no Engenho de Dentro, na zona norte da cidade, e emprega mais de mil pessoas. Desta forma, será possível atender 450 ligações, simultaneamente, saltando de 200 mil por mês para a possibilidade de até 1,2 milhão de atendimentos por mês.

Acompanhando a tecnologia, este serviço também pode ser acessado por meio de aplicativos gratuitos em IPhone e Smartphones. O prefeito Eduardo Paes informou que por questões relativas à Apple, o aplicativo para o iPhone ainda não está disponível, mas as versões para Android, por exemplo, já podem ser baixada pelos usuários.

Todas as demandas que chegarem à Centarl do 1746 serão informadas ao Centro de Operações Rio, que vai acopanhar o andamento das solicitações por meio de um mapa de georreferenciamento atualziado diariamente. Assim, todos os órgãos da prefeitura poderão redirecionar de forma mais adequada as solicitações, servindo apropriadamente todas as regiões da cidade.

Créditos ao R7

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