Na terça-feira (23/3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sagres, que resultou na prisão de um cidadão português, de 44 anos, que se encontrava na lista da Difusão Vermelha da Interpol, na cidade de Cabo Frio. Esta é a segunda operação da Polícia Federal e Interpol na cidade dentro de um mês.
Autoridades portuguesas acusam o preso de cometimento dos crimes de associação criminosa e de tráfico internacional de drogas entre os anos de 2012 e 2013. O então foragido era responsável, segundo informado pela Polícia Federal, por aliciar mulas e coordenar a logística da compra, venda e transporte da substância ilícita do Brasil para Portugal, recebendo grande quantia de dinheiro pela prática da conduta delituosa.
O pedido de prisão preventiva, para fins de extradição do português, foi formulado pelo Escritório Nacional da Interpol em Brasília/DF, com base em informações obtidas por meio da Difusão Vermelha, e o mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal. A localização e prisão do estrangeiro foi realizada pelos policiais federais.
O extraditando foi encaminhado a esta Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, para cumprimento das formalidades de praxe, e após será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá até a extradição definitiva ao seu país de origem.
Por Diário Aldeense