Sambódromo no Rio terá mais 15 mil lugares até carnaval de 2012

Mais uma obra da prefeitura do Rio terá início com os olhos voltados para as Olimpíadas de 2016. O Sambódromo, no Centro da cidade, ganhará mais 15 mil lugares até o carnaval de 2012. O local vai abrigar provas de tiro com arco e também a largada da maratona olímpica.

Projeção do Novo Sambódromo

No projeto, apresentado nesta terça-feira (14) pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a Marquês de Sapucaí retomará o traçado original desenhado por Oscar Niemeyer há quase 30 anos. O arquiteto, que completa 103 na quarta-feira (15), afirmou, em um vídeo apresentado pela prefeitura, que esta é uma obra importante. A passarela do samba foi inaugurada em 1984.

“É um resgate de uma obra arquitetônica fantástica da cidade, em que a gente consegue realizar o projeto original do Oscar Niemeyer, esse grande brasileiro que faz 103 anos amanhã. Então poder entregar isso pra cidade, qualificando os desfiles das escolas de samba ainda mais, é um presente para o Rio”, disse o prefeito. (Veja no vídeo acima depoimento de Niemeyer sobre a obra no Sambódromo)



Obra será custeada por empresa privada
A previsão é de que as obras comecem após o carnaval de 2011. O custo será de R$ 30 milhões, verba que será paga por uma cervejaria que possui uma antiga fábrica no local, já desativada. A demolição da fábrica é que permitirá o aumento da capacidade de público de 60 mil para 75 mil.

O secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, afirmou ainda que se forem contados os espaços dos novos camorotes, a capacidade máxima de público no Sambódromo pode chegar a 77.800.

“A cidade do Rio avança para iniciar tudo aquilo que assumiu com o Comitê Olímpico (COI) Internacional para as Olimpíadas. E está sem gastar um tostão de dinheiro público”, afirmou Paes.

Além da construção de um novo conjunto de arquibancadas, frisas e camarotes, serão instalados banheiros públicos, acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado para os jurados. Em troca, a cervejaria poderá construir três torres de até 11 andares, além de uma edificação com no máximo 80 metros de altura em parte do terreno.

Créditos ao G1 RJ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato