Créditos ao Guia do Rio
Entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, acontece no Rio de Janeiro o 12o Festival do Rio. A amostra cinematográfica que irá reunir filmes nacionais e internacionais, em diversos locais da cidade, promete uma grande novidade para essa edição. Um acordo fechado entre o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o presidente da RioFilmes, Sérgio Sá Leitão e os organizadores do Festival do Rio, promete levar para a praia de Copacabana um telão com cinema 3D de graça. A data e o filme que será exibido ainda não foram divulgados, mas a diversão com certeza será garantida!
A programação de filmes do Festival está sendo parcialmente divulgada pelos organizadores, mas se depender do sucesso do ano anterior a edição de 2010 será recorde. Este ano serão exibidos cerca de 350 filmes, 30 a mais que a edição passada. Os filmes com produções de 60 países serão exibidos em 30 locais espalhados por toda cidade, divididos entre cinemas, praças e a praia de Copacabana. Na edição passada o Festival contou com mais de 240 mil expectadores e a expectativa é que haja um aumento significativo para essa edição.

O Festival do Rio surgiu pela primeira vez em 1999 com a fusão de dois consagrados festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundado 1988). Atualmente o Festival do Rio é o maior da categoria no Brasil e na América Latina, e todos os anos recebe atenção massiva da mídia brasileira e sul-americana.
A lista de curtas e outras mostras especiais da Première Brasil serão divulgadas até 3 de setembro.
12ª edição do Festival do Rio
23 de setembro – 07 de outubro