Profissionais da Prefeitura de Lisboa estão no Rio para ministrar aulas sobre o calçamento em pedras portuguesas - Diário da Cidade

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 13 de novembro de 2010

Profissionais da Prefeitura de Lisboa estão no Rio para ministrar aulas sobre o calçamento em pedras portuguesas

A Prefeitura do Rio iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 8, o Curso de Formação de Mestres Calceteiros. A aula inaugural foi realizada no Arquivo Geral da Cidade, na Cidade Nova, e reuniu a turma com 60 alunos calceteiros. Eles terão aulas com cinco mestres portugueses, que trabalham na Prefeitura de Lisboa e estão no Rio para ministrar o curso sobre a arte e a técnica do calçamento em pedras portuguesas.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, representando o prefeito Eduardo Paes, e o secretário municipal do Trabalho e Emprego Augusto Ribeiro, abriram a aula inaugural ao lado do representante da Prefeitura de Lisboa, Fernando Fernandes, da diretora do Arquivo da Cidade, Beatriz Kushnir, e do professor de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Cristóvão Duarte.

- Espero que vocês sejam os replicadores no Rio de Janeiro para as futuras gerações dessa arte tão importante para a nossa cidade. Esse ato é uma demonstração de carinho com o Rio e com aqueles que ajudam a cuidar da cidade- disse Osorio.

O Rio de Janeiro possui 1,2 milhão de metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas. O objetivo da Prefeitura do Rio é formar uma nova geração de calceteiros e garantir a qualidade do assentamento de pisos em pedra portuguesa na cidade. Hoje existem 80 calceteiros trabalhando na manutenção do calçamento no município do Rio.

De acordo com Osorio, a partir de março de 2011 a Prefeitura realizará esse curso regularmente:

- Estamos hoje nesse curso requalificando 60 calceteiros que trabalham nas ruas. Mas, o mais importante é que estamos formando oito mestres, que estarão a partir de março do ano que vem dando aula no curso de formação de novos calceteiros.

Esses 60 alunos realizarão o treinamento de restauro no calçamento do Largo do Machado. A mesma turma também executará com pedras portuguesas um desenho no calçamento de passagem, em Botafogo, para o Shopping Rio Sul.

O secretário Augusto Ribeiro também falou sobre a importância desse curso para a cidade do Rio de Janeiro:

- Com este curso o Rio forma um quadro de competentes profissionais, de uma arte que a cidade precisa para preservar sua identidade urbanística.

Na ocasião, foram lançados os novos equipamentos e uniformes que serão usados pelos calceteiros no Rio.



Créditos à PMRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages