Sábado terá ações pelo Dia Mundial de Limpeza - Diário da Cidade

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 18 de setembro de 2010

Sábado terá ações pelo Dia Mundial de Limpeza

Por Ascom da Secretaria do Ambiente

Estudantes, ambientalistas, voluntários e catadores farão um grande mutirão de limpeza, principalmente dos rios, praias, lagoas e florestas. A mobilização - neste sábado (18/9), às 10h, na praia de Copacabana - vai marcar o Dia Mundial de Limpeza (Clean Up the World), que acontece simultaneamente em 125 países.

Copacabana

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Luiz Firmino, participam do evento, que tem como meta coletar lixo e conscientizar a população sobre a importância de não jogá-lo na natureza.

Marilene participa, ainda, de um mutirão de limpeza no Rio das Pedras, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, onde a ação de limpeza será feita por cooperativas de catadores e equipes de educação ambiental da Secretaria do Ambiente e do Inea. Eles promoverão atividades educativas com moradores e estudantes da rede pública.

Uma unidade móvel ajudará as equipes da Secretaria do Ambiente e do Inea, que apresentarão à população vídeo com tema ecológico. Também haverá distribuição de folhetos educativos, alertando a população de que o descarte de lixo nos rios pode agravar as enchentes. As ações serão no Rio das Pedras, na Rua Ametista, entre as ruas do Diamante e dos Rubis. O Rio das Pedras desemboca no Rio Acari, que por sua vez deságua na Baía de Guanabara.

O Clean Up the World se estenderá por toda a orla de Copacabana. O evento é uma iniciativa do Instituto Aqualung, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura do Rio, além de representantes da sociedade civil. A ação também vai abranger as praias Vermelha, de Botafogo, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Grumari, Sepetiba, Ilha de Paquetá, além de praias de Niterói e da Região dos Lagos (Cabo Frio e Saquarema). O Clean Up the World também será realizado no Lago Paranoá, em Brasília; praia dos Namorados, em São Paulo; no Espírito Santo e em Santa Catarina.

O movimento que simboliza a união global em prol de um mundo mais limpo teve início na Austrália e começou a ser promovido no Rio em 2003, com as campanhas de limpeza das praias, realizada pelos institutos Aqualung e Lagoa Viva, em Copacabana, e na Barra da Tijuca, em parceria com o Governo do Estado.

Quase 2/3 de todo o lixo encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo. São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, cotonetes, sacos plásticos, chinelos. Deixados na areia, eles representam para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.

Peixes, aves, foca, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. A ponta de cigarro, item mais coletado no mundo por oito anos consecutivos, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem. Os dados são do Instituto Aqualung.

Serviço

Dia Mundial de Limpeza

Sábado (18/9), às 10h

Ponto de encontro das ações:

Avenida Atlântica, esquina com a Rua Santa Clara, em frente ao Hotel Marriott, em Copacabana.

Depois de Copacabana, a secretária participa da ação de limpeza no Rio das Pedras, em Rocha Miranda. O ponto de encontro é na Rua Ametista, entre as ruas do Diamante e dos Rubis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages