Com novo acesso ao Porto, veículos serão proibidos em trecho no Caju - Diário da Cidade

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 18 de setembro de 2010

Com novo acesso ao Porto, veículos serão proibidos em trecho no Caju

Créditos ao O Globo online

Os caminhões e as carretas que têm como destino a Zona Portuária deixarão de trafegar no trecho da Avenida Brasil entre o Caju e a Rodoviária Novo Rio. O prefeito Eduardo Paes vai proibir a entrada no Porto por outra via que não seja o novo acesso, com mão e contramão, assim que ele for inaugurado, no fim de outubro. Apesar de a alça ainda estar sendo concluída, alguns veículos pesados já estão utilizando a pista para chegar aos terminais de contêineres, cargas soltas e automóveis. A obra do acesso, de três quilômetros de extensão, começou em junho do ano passado, ao custo de R$ 24 milhões, e é a primeira do projeto Porto Maravilha que será entregue pela prefeitura.

A mudança significará 1.300 veículos pesados a menos por dia no início da Avenida Brasil. Segundo a CET-Rio, diariamente 650 caminhões e carretas entram e 650 saem dos terminais do Caju. O horário de concentração é entre 9h e 10h, quando a CET-Rio estima que cerca de 150 desses veículos transitem pelo trecho da Avenida Brasil entre o Caju e a rodoviária.

- Há um congestionamento grande nesse trecho da Avenida Brasil. - lembra Paes. - Além de retirarmos os veículos pesados dali, iniciamos obras visando a melhorar a logística dessa área.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, para a conclusão do novo acesso ao Porto, falta implantar cem metros de pista, nas imediações da Rua Carlos Seixas:

- Chamamos essa área final de praça de guerra. Isso porque pela Carlos Seixas passam os caminhões da Comlurb que vão para a estação de transferência do Caju. Ali, o tráfego é muito pesado - explica o secretário.

Veículos chegarão a 3 terminais portuários

O futuro acesso ao Porto se encontra com a Avenida Brasil (pista sentido Zona Oeste) pouco depois da passarela 5. Foi construída uma alça - com duas pontes sobre rios -, que passa em frente à Estação de Tratamento de Esgoto de Alegria e à Favela Parque Alegria, e sob a Linha Vermelha. A nova pista se encontra com a Carlos Seixas. Os veículos devem seguir pelas ruas Carlos Seidl e General Sampaio, para alcançar o portão 32 da Docas e ter acesso a três terminais portuários.

Para chegar à via, os veículos procedentes da Zona Oeste devem pegar a pista lateral da Avenida Brasil e seguir as placas na direção do Viaduto de Benfica.

- O novo acesso ao Porto já vai significar grandes melhorias. Mas é preciso melhorar mais. As ruas que conduzem ao Viaduto de Benfica têm curvas muito acentuadas, que precisa ser melhoradas. Nas curvas, o pneu do caminhão provoca sulcos no pavimento - diz o presidente da Federação dos Transportadores Rodoviários de Carga, Eduardo Rebuzzi.

O secretário de Obras garante que as melhorias nas ruas de acesso ao Viaduto de Benfica estão programadas. A construção de uma rotatória e a instalação de um sinal luminoso, na junção do novo acesso com a Avenida Brasil, também estão nos planos imediatos da prefeitura. Outro pedido de Rebuzzi - a implantação de um muro junto aos trechos em que a via passa junto a comunidades - está sendo estudado, informa Alexandre Pinto.

Estão em andamento R$ 139,6 milhões em obras do Porto Maravilha. A Praça Mauá (que terá garagem subterrânea para 700 carros) e nove vias (como avenidas Rodrigues Alves e Venezuela) estão sendo reurbanizadas e recebendo nova rede de drenagem. Também estão em curso obras de reurbanização e recuperação de casas antigas no Morro da Conceição.

A primeira etapa do Porto Maravilha soma R$ 392 milhões em recursos da prefeitura, do estado, da União e da iniciativa privada. A criação da Pinacoteca do Rio e do Museu do Amanhã estão entre as obras a serem realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages