Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Operação Aquarium: empresa sediada em São Pedro da Aldeia é alvo da PF por comércio ilegal de animais


Na manhã desta quinta-feira, 4/4, a Polícia Federal de Macaé/RJ deflagrou a Operação Aquarium para reprimir o comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de São Pedro da Aldeia/RJ.

A investigação teve início após a Polícia Federal receber um relatório de fiscalização do Ibama, que apontava irregularidades em uma carga de animais marinhos encontrada no Aeroporto Internacional de Belém. A carga continha 22 peixes ornamentais de diversas espécies, com origem no Aeroporto Santos Dumont e destino final no Aeroporto de Belém.

A carga foi comercializada por uma empresa sediada em São Pedro da Aldeia, especializada na venda de peixes ornamentais para o exterior. A fiscalização constatou que a nota fiscal apresentada pela empresa estava em desacordo com os animais na carga, incluindo espécimes de Linckia guildingi, uma estrela-do-mar ameaçada de extinção.

A proprietária da empresa já havia sido indiciada em 2020 por comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção, mas manteve a prática ilícita mesmo após o indiciamento.

A operação contou com o apoio do ICMBio na identificação das espécies ameaçadas de extinção e na averiguação da origem dos animais.

A proprietária da empresa investigada responderá por comércio ilegal de animais de espécie ameaçada de extinção e falsidade ideológica. A Polícia Federal continua as investigações para identificar outros envolvidos no esquema criminoso e localizar a origem dos animais, que podem estar sendo capturados na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...