Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Drones mapeiam áreas de risco de dengue em Arraial do Cabo

1 min read

Até o momento, 70% dos focos já foram vistoriados. Foto: Ascom PMAC


A Prefeitura de Arraial do Cabo está adotando novas medidas no combate à dengue. Por meio de um mapeamento de risco realizado por drones, foram identificados 58 pontos suspeitos de criadouros do mosquito da dengue em várias áreas da cidade.


Segundo go governo municipal, o levantamento, realizado com o auxílio de drones, abrangeu uma área equivalente a 1,25 km² desde janeiro. Sete áreas já foram minuciosamente mapeadas. O engenheiro Wagner da Cunha, responsável pelo trabalho, explicou que cada setor mapeado pode abranger um ou mais bairros, dependendo de sua extensão e características geográficas. A análise da coloração e condição da água parada permitiu a identificação dos criadouros prováveis, sendo que a maioria deles são piscinas descobertas. Os pontos suspeitos concentram-se principalmente na região central da cidade e em partes do distrito de Monte Alto.


O coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson Damião, agindo rapidamente, enviou a equipe de agentes de endemia para notificar os proprietários e aplicar larvicida nos locais identificados. Até o momento, 70% dos focos já foram vistoriados, e a expectativa é que até o final da próxima semana 100% dos criadouros sejam eliminados.


Além desse mapeamento, a Vigilância em Saúde está construindo ferramentas compartilhadas de monitoramento. Uma delas, chamada “TEM FOCO AQUI”, permite a atuação integrada entre agentes de saúde e agentes de endemias no combate às arboviroses.


Em fase experimental, o Projeto Vigilantes Mirins contra a Dengue reunirá a Vigilância Ambiental, o Programa Saúde na Escola e a Guarda Municipal em uma ação conjunta para combater a proliferação de focos do mosquito da dengue.


Por Redação D.A.

Talvez você goste destas postagens

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...