Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Ônibus Lilás presta atendimento a mulheres vítimas de violência em Tamoios


Encerrando a semana da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a população de Tamoios, em Cabo Frio, recebeu nesta sexta-feira, 30, o Ônibus Lilás, uma estrutura itinerante que leva atendimentos especializados às mulheres vítimas de violência doméstica. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Cabo Frio. No dia 28 de setembro, Cabo Frio receberá novamente o serviço voltado ao público feminino.


Os atendimentos foram realizados em duas salas estruturadas no interior do veículo. As mulheres foram acolhidas e atendidas por uma equipe multidisciplinar, formada pela  coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Ludmila Roque e a assistente social da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Maria Gabriela Ferreira. A iniciativa contou ainda com serviços prestados por advogados, psicóloga e demais assistentes sociais.


“Durante as visitas às cidades nós também realizamos um trabalho de conscientização e sensibilização, com a distribuição de panfletos, informativos e orientações sociais. No interior do ônibus realizamos os atendimentos às mulheres de forma privativa nas saletas do veículo”, disse a assistente social da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Maria Gabriela Ferreira.


Segundo a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Cabo Frio, Ludmila Roque, seis mulheres vítimas de violência doméstica e violação de direitos foram atendidas na ação.


“Ao final do atendimento, realizamos dois encaminhamentos para a Casa de Passagem e de Abrigamento e as demais serão acompanhadas pela nossa equipe especializada no CEAM. Elas terão o amparo de uma assessoria jurídica na retirada de medidas protetivas, além de um acompanhamento psicológico”, informou Ludmila.


Isenção de taxas

Além dos serviços do Ônibus Lilás, a equipe do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania do Rio de Janeiro também realizou atendimentos no Centro de Referência e Assistência Social de Tamoios. No local foi oferecido o serviço de isenção de taxas cartoriais, para emissão de segunda via de diversos documentos, entre eles a declaração de hipossuficiência.


A ação atendeu 166 pessoas em situação de vulnerabilidade social no CRAS, entre elas 21 intenções de emissão de certidão de nascimento, 8 de casamento, 9 de celebração de casamento, 73 de identidade civil, 4 de certidões de outros estados de origem e 51 declarações de hipossuficiência.


“Sempre realizamos este serviço em parceria com o Ônibus Lilás, pois muitas mulheres que são atendidas têm dificuldade de acesso a estes documentos, este serviço é uma das principais dificuldades encontradas”, informou Rose Macedo, coordenadora do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania.


Por Ascom PMCF

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...