Com o objetivo de promover desenvolvimento da competência socioemocional dos alunos e estimular os educadores da rede de ensino da Região dos Lagos, o Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, lançou o “Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação”. A iniciativa irá premiar professores do ensino fundamental com troféu, notebook e poderá garantir prêmios à escola na qual o professor for atuante.
Apenas educadores que fazem parte do programa “Caminhos para a Cidadania” e que estão cadastrados na plataforma de cursos EAD do Instituto CCR poderão realizar a inscrição no concurso. O prazo para efetivação da matrícula será entre os dias 15 de julho e 30 de setembro.
Os projetos inscritos deverão ser baseados em duas categorias: fomento ao protagonismo do aluno e desenvolvimento de competências socioemocionais. O primeiro deve abordar o desenvolvimento da sua autonomia do estudante, dando a ele voz ativa nos debates e estimulando seu pensamento crítico. Já o segundo o segundo conteúdo deve ser voltado para as competências não-cognitivas, que são importantes e estão numa etapa anterior à aprendizagem.
O professor participante poderá se inscrever em até dois projetos na mesma categoria ou em dois projetos com categorias diferentes.
“Nosso objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras. O Caminhos para a Cidadania quer apoiar e também descobrir e incentivar novas alternativas para a realidade complexa do ensino no Brasil”, destaca Ariane Teles, responsável pelo programa, coordenado pelo Instituto CCR.
Mais detalhes sobre o projeto podem ser acessados no endereço eletrônico https://www.caminhosparaacidadania.com.br/. O espaço disponibiliza os regulamentos e área para perguntas frequentes sobre o concurso.
A iniciativa é realizada em conjunto com as secretarias municipais de educação de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Fora da Região dos Lagos, Rio Bonito também participa.
Por Diário Aldeense