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Artesãos aldeenses cadastrados devem retirar Carteira Nacional da categoria na Secretaria Municipal de Turismo


A Secretaria Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia convoca os artesãos cadastrados no programa nacional da categoria para a retirada do documento oficial da profissão, a Carteira Nacional do Artesão. A entrega acontece na sede da pasta, localizada no Centro de Informações Turísticas (CIT), das 8h30 às 17h. Ao todo, 17 artesãos devem buscar a documentação, que garante benefícios como a participação gratuita em feiras estaduais e nacionais, acesso ao microcrédito e a cursos de capacitação.


A carteira é válida em todo território nacional. De acordo com a Secretaria Adjunta de Turismo, a iniciativa colabora com o reconhecimento da atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro histórico vivo, além de estimular o empreendedorismo nos inscritos e mapear a matéria-prima e técnicas utilizadas pelos artesãos do estado.


“Já estamos em tratativas com a Secretaria Estadual de Turismo para uma nova ação dedicada à emissão de carteiras através do Programa do Artesanato Brasileiro. O cenário da pandemia do coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos, por isso a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal estão realizando o cadastro on-line para a emissão da Carteira Nacional do Artesão”, reforçou Andrea.


O Centro de Informações Turísticas está localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, s/n. O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.


Confira a relação dos artesãos contemplados:

  • Ana Claudia Stadtlober
  • Bianca Menezes da Rocha Albernaz
  • Carlos Roberto da Silva Moura
  • Claudia Aparecida Stadtlober de Barros
  • Eladir Bernardes Novaes
  • Erika Magdalena Rodriguez Perez
  • Ivan Patrício Galleguillos Herrera
  • Jeanne Vasconcellos dos Santos Oliveira
  • Joaquina Vicência Rodrigues da S. Ciorra Bilovol
  • Marinalva Liberato da Silva Ricardo
  • Sandra Marcia de Souza Leite
  • Sergio Francisco Villaseca Abarca
  • Silvana Maria do Couto Santos
  • Suzane Maria dos Santos Rodrigues
  • Tatiane da Silva Pereira
  • Vera Novaes Viana
  • Veronica da Conceição de Campos.


Como fazer o cadastro on-line

A inscrição on-line é feita em duas etapas: o pré-cadastro no site do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), seguido pela curadoria técnica pelo Programa de Artesanato Estadual. 


Confira os seis passos para a conclusão do cadastro:

  • 1º – acesse o Portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br) – Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro
  • 2º – Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal
  • 3º – Depois da autenticação do login no gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB. – Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.
  • 4º – Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as próximas instruções.
  • 5º – Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”
  • 6º – Depois de ter a solicitação aprovada, chegou a hora do teste de habilidade, que também será on-line. Basta que o profissional entre em contato pelo WhastApp do Programa de Artesanato do Estado do RJ: (21) 99489 – 4395.
Por Ascom PMSPA

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