Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência.


A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.


“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.


A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.


Cabo Frio

Seguindo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Cabo Frio está suspendendo, a partir desta terça-feira (11), a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19 para gestantes. A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A bula atual não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.


A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro enviou para Cabo Frio somente vacinas da AstraZeneca/Fiocruz para imunização de gestantes com comorbidades. Desta forma, a vacinação das gestantes com comorbidades fica suspensa no município. A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio aguarda orientação do Ministério da Saúde para prosseguir com a imunização deste grupo prioritário.


O município também aguarda orientação sobre a aplicação da segunda dose para as gestantes com comorbidades que já receberam a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz, na semana passada.


A Prefeitura de Cabo Frio ressalta que, até o momento, não há relatos de reações adversas em decorrência da vacina deste laboratório no município. Informa também que não há mudança no esquema de vacinação para os demais grupos prioritários listados pelo Ministério da Saúde até o momento.


Por Diário Aldeense

Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...