Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Projeto de lei estadual pretende criar o Monumento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio

2 min read

O deputado Estadual Carlos Minc (PSB) apresentará projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) propondo criar Monumento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio. O objetivo do projeto é proteger a área ambiental de dunas entre a Praia do Peró e a Estrada do Guriri, que liga Cabo Frio a Búzios. 

O projeto deve permitir a a exploração de atividades econômicas, voltadas para o turismo e o meio ambiente, em no máximo 10% da área total das dunas, que atualmente integra a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

A delimitação do Monumento Natural das Dunas do Peró foi balizada, segundo o projeto de lei, por estudo técnico e fundamentada nos seguintes critérios: 
  • 1) beleza paisagística e relevância nacional e estadual do campo de dunas para a economia e turismo;
  • 2) presença de áreas e ambientes protegidos por diversas normas federais, estaduais e municipais de âmbito ambiental e cultural; 
  • 3) inexistência de ocupações 
  • 4) compatibilidade com as normas do Zoneamento da Reserva da Biosfera, o Zoneamento da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil e o Zoneamento Municipal de Cabo Frio (Lei Complementar nº 1/2006).
Delimitação sugerida no projeto para o Monumento Natural Estadual Dunas do Peró.


Na segunda-feira (5), Minc pediu ao secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, que atendesse ao pedido de moradores e ambientalistas para aumentar a segurança nas Dunas do Peró. A comunidade reclama da ausência da Upam de Cabo Frio e dos guarda-parques do Inea nas áreas protegidas e da falta de policiamento ostensivo que deveria ser feito pelo 25º BPM (Cabo Frio). Na sexta-feira (2), um casal com os filhos foi vítima de assalto próximo à Rua dos Badejos. Dois homens armados levaram os celulares das vítimas. 

Produrada por moradores do Peró, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, prometeu pedir providências ao comandante do 25º BPM, coronel  Rodrigo Ibiapina.

"Como foi feito em outras oportunidades, vamos renovar o pedido de reforço policial, com rondas periódicas, no local. É necessário, porém, que eventuais vítimas procurem a delegacia para fazer o boletim de ocorrência e que as pessoas evitem circular em locais ermos, de difícil acesso" – disse Cardinot, que também vai pedir a presença da Upam (polícia ambiental), instalada próximo ao local, no Parque da Costa do Sol (Peró e Conchas) e na APA do Pau Brasil.

Confira o proejto de lei clicando AQUI.

Por Diário Aldeense


Talvez você goste destas postagens

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...