Apesar dos poucos recursos, a gestão municipal de São Pedro da Aldeia foi reconhecida nacionalmente e figurou entre grandes cidades brasileiras como Recife, João Pessoa e Campo Grande. |
A cidade de São Pedro da Aldeia alcançou a primeira colocação no estado do Rio de Janeiro no ranking da Escala Brasil Transparente, iniciativa realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgada nesta sexta-feira (12). A cidade também foi a única representante fluminense no topo do ranking nacional com nota 10, pontuação máxima, dentre os 665 municípios com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE.
O novo método da CGU, chamado de Avaliação 360º, analisa a transparência passiva e ativa do município. A primeira observa o fornecimento de informações do poder público quando solicitadas pela sociedade civil, empresas ou qualquer cidadão. Já a segunda, analisa as publicações na internet sobre receitas, despesas, licitações, contratos, obras, servidores públicos e estrutura administrativa.
“O resultado positivo na avaliação é importantíssimo, mas representa apenas uma consequência do compromisso com a transparência, que precisa ser cumprido em respeito a população. Estamos orgulhosos”, comemorou o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel
A controladora-geral do município, Danielle Prudente, também expressou sua felicidade de ter um bom trabalho reconhecido nacionalmente e em par de igualdade na colocação com capitais de estado como a cidade de Recife, João Pessoa e Campo Grande.
São Pedro da Aldeia é a única representante fluminense no topo do ranking nacional de transparência. |
“Estamos muito felizes pela posição conquistada, ainda mais por se tratar de um município do interior do estado e com poucos recursos, se comparado aos outros que também foram bem colocados no ranking. Atribuo ao comprometimento da equipe e ao engajamento de todas as secretarias nessa conquista, pois o portal da transparência reflete as ações de todo o governo”, afirmou.
As publicações analisadas correspondem ao período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 das informações disponíveis nos sites oficiais e portais de transparência dos municípios. A avaliação da transparência passiva ocorreu no intervalo de junho a setembro de 2020.
Veja o desempenho das cidades da Região dos Lagos e suas respectivas notas:
Ranking Nacional
1º - São Pedro da Aldeia - nota 10
166º - Saquarema - nota 8,56
220º - Cabo Frio - nota 7,94
409º - Araruama - nota 5,95
As cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Iguaba Grande não figuram no ranking por ter menos de 50 mil habitantes.
Por Diário Aldeense