A Marinha do Brasil (MB) criou nesta terça (30) o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1). As informações são do Defesa TV. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, é assinada pelo almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, que pediu a exoneração do cargo de comandante da Marinha.
O novo esquadrão terá sede em São Pedro da Aldeia e irá estabelecer um importante marco na história da Aviação Naval. As atividades e organização serão estruturadas por uma Organização Administrativa (OA) provisória aprovada pelo Comando da Força Aeronaval.
A aquisição realizada pela Marinha do Brasil atende ao Programa de Construção do Núcleo do Poder Naval, ampliando a capacidade operacional dos navios da força naval em missões de Reconhecimento, Vigilância e Inteligência.
O futuro emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) na MB estabelecerá um importante marco na história da Aviação Naval, pela aplicação do trinômio navio, aeronaves tripuladas e não tripuladas.
Veja a publicação no Diário Oficial da União, na íntegra:
Com informações do Defesa TV