Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Governo do Estado classifica São Pedro da Aldeia e Araruama como bandeira vermelha para o Covid-19

Centro de São Pedro da Aldeia. Medidas restritivas adotadas no último decreto municipal já estão em vigor

Os municípios de São Pedro da Aldeia e Araruama foram classificados, pelo Governo do Estado, como bandeira vermelha, que indica alto risco de disseminação da Covid-19, neste sábado (20). 


Diante à medida, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia disse estudar a implementação de novas restrições, que serão oficializadas por meio de decreto. A previsão é que as novas regras para circulação e convívio social em São Pedro da Aldeia passem a valer a partir da próxima segunda-feira (22).


Araruama lançou novo decreto na última sexta-feira (19) com novas restrições para horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e proibições de eventos que causem aglomeração. O decreto. As determinações do Decreto número 3 começam a valer neste sábado (20).


São Pedro da Aldeia

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Pacientes Graves (UPG) destinados aos infectados pela Covid-19 continua em 100% na cidade neste sábado (20). Apesar disso, o sistema de saúde aldeense ainda comporta a demanda neste momento, com 50% da taxa de ocupação de leitos de observação, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Não há nenhum paciente aguardando por leitos de UPG.


Durante este fim de semana, permanecem em vigor os critérios adotados pelo Decreto n° 54, por meio do qual a gestão municipal intensificou as ações de contingência da doença, a fim de resguardar todos os cidadãos e evitar um possível colapso na rede municipal de saúde.


O município já adotou barreiras sanitárias com restrição de entrada de visitantes que não morem ou trabalhem na cidade. Também estão proibidas programações com música ao vivo, som mecânico e atrativos de exibição televisiva em todos os estabelecimentos comerciais neste fim de semana.


O governo municipal, em nota, reforça o pedido de colaboração de toda a populaçã para conter a disseminação do covid-19 na cidade:


"A prefeitura destaca a importância de toda a população, bem como os estabelecimentos privados, aderirem às novas regras. A conscientização de todos é essencial para diminuir os impactos desse momento. A prioridade da gestão municipal é proteger vidas. O município trabalha incansavelmente para manter, também, o equilíbrio epidemiológico e econômico, buscando garantir à população o direito de ir e vir, assim como o direito ao trabalho. Quanto maior a colaboração popular, mais passageiro será o ritmo de restrições."


Araruama

A Prefeitura de Araruama publicou, nesta quinta-feira (18), o decreto número 34, com medidas mais restritivas para o enfrentamento à Covid-19 no município. O decreto trata da flexibilização parcial de atividades econômicas, restringe e impede outras; entre as proibições estão o funcionamento de cinemas e teatro. O decreto entrou em vigor a partir deste sábado (20).


De acordo com o decreto, os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão encerrar suas atividades às 18h, com exceção de supermercados, postos de combustíveis, farmácias e estabelecimentos de atendimento à saúde em geral.


Estão proibidos show, eventos, casas e salões de festas, boates, músicas ao vivo, piscinas públicas, futebol amador, aglomerações em geral, carros de som de passeio com perturbação da ordem pública e que incentivam aglomerações, assim como cinemas e teatros.


A Prefeitura ainda ressaltou que estabelecimentos que não respeitarem as determinações terão o alvará revogado e o estabelecimento interditado pela Guarda Civil da cidade, independentemente de notificação anterior.


Classificação

No mapa de risco dos municípios no painel de acompanhamento do governo do estado, neste sábado (20), todos os municípios da Região dos Lagos estavam na classificação de risco moderado com exceção de São Pedro da Aldeia (23 pontos) e Araruama (20 pontos) que estão classificados como alto risco. Já a região metropolitana e serrana e todos os municípios de fronteira com o estado de São Paulo e Minas Gerais, com exceção de Parati, estão na fase moderada, alta ou muito alta. Ocorreu uma expansão das cores laranja e vermelha pelo interior do estado desde a última quarta-feira (17).


Circulado em preto estão os municípios da Região dos Lagos. Clique na imagem para ampliar.

Os municípios em amarelo (1 a 9 pontos) estão com risco baixo, em laranja (9 a 18 pontos) estão em risco moderado, em vermelho (18 a 30 pontos) estão em risco alto e em roxo (acima de 30 pontos) estão em risco muito alto.


Por Diário Aldeense

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...