![]() |
Pôr do sol em São Pedro da Aldeia é um dos momentos preferidos dos turistas na cidade. Foto: Renato Fulgoni |
Quem busca curtir aquela brisa salina e praias de águas calmas e cristalinas, tem destino certo na Região dos Lagos: São Pedro da Aldeia. As belas orlas desse litoral são banhadas pela Laguna Araruama. A pouca profundidade da água, ventos constantes e sol na maior parte do ano, garantem a tranquilidade de muitos turistas que escolhem a cidade para os dias de descanso, e a cada ano, mais visitantes são atraídos pela beleza e pôr do sol únicos.
“O movimento cresce diariamente. Os consumidores não são atraídos somente pela boa refeição, mas também por toda experiência gastronômica que proporcionamos. Um clima aconchegante, vista para a laguna e, no fim de tarde, o pôr do sol de tirar o fôlego”, diz a comerciante Christiane Manfrenati que possui um café no centro de São Pedro da Aldeia.
Para o empresário Paulo Roberto Gaspar, a alta temporada só não foi melhor, por causa das incertezas provocadas pelas restrições adotadas para prevenção do Covid-19. “Desde que a prefeitura liberou a reabertura dos comércios, os turistas voltaram a frequentar a cidade, mas percebemos uma mudança no nosso público, que antes era formado por idosos e neste verão, os jovens foram a maioria” , explica Paulo Roberto, proprietário de uma pousada, um restaurante e um quiosque no município.
![]() |
Rede hoteleira do município possui diversas opções muito bem avaliadas e em conta em sites especializados de turismo. Foto: Pousada Enseada das Garças |
Recuperação ambiental
A recuperação da Laguna Araruama está sendo um trabalho de décadas. Antes da concessão para a inciativa privada, São Pedro da Aldeia e outros municípios como Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios tinham 0% de tratamento de esgoto.
O serviço de água e esgoto foi concedido para a Proalgos há 23 anos atrás. Atualmente, com mais de 1,4 bilhões de reais investidos na Região dos Lagos, cerca de 80% do esgoto da área de concessão da empresa são tratados, segundo a concessionária. Dados do Instituto Trata Brasil informam que o investimento feito na região é mais que o dobro da média nacional realizado por habitante.
Por Diário Aldeense