O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) assinou até o momento convênio com 12 prefeituras do estado para recuperação de vias no estado. A previsão é que, ainda nesta semana, outras cidades serão beneficiadas.
Na segunda-feira (08) o convênio foi firmado com Saquarema, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, municípios da Região dos Lagos, além de Silva Jardim e Queimados. Nesta terça-feira (09/03) foram celebradas parcerias com as prefeituras de Guapimirim, Quatis, Seropédica, Itaboraí, Nilópolis e Mendes.
O acordo, segundo o Governo do Estado, tem por objetivo a realização de obras e demais ações que contribuam para a melhoria da malha rodoviária das cidades, incluindo vias secundárias, coletoras, vicinais e locais. O DER-RJ fica responsável por fornecer o material, e os governos municipais entram com a mão de obra dos serviços.
"A iniciativa destes acordos possibilitarão melhorias na mobilidade urbana e escoamento de mercadorias nas estradas. Com isso, a expectativa é que haja reflexos na atratividade de investimentos e, por extensão, no crescimento das economias locais. Além de proporcionar melhores condições de trafegabilidade para os munícipes" - explicou o secretário de Estado das Cidades, Uruan Cintra.
O presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza, destacou a união de forças de todos para a continuidade do projeto.
"Graças à parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretaria das Cidades, com o DER e com a Alerj, estamos firmando esses convênios " - disse o presidente, ressaltando aos prefeitos a importância da prestação de contas dos planos de trabalho para dar continuidade às próximas demandas que as prefeituras vão enviar.
“Já começamos a trabalhar em um plano de ação, que irá contemplar o projeto e o memorial descritivo com as ruas que mais precisam de intervenção. Passaremos os quantitativos ao DER, como a metragem das ruas, necessários para o cálculo dos insumos a serem distribuídos. A partir disso, o município vai abrir um processo licitatório de contratação de uma empresa para executar o serviço, buscaremos o direcionamento de governo que é a urbanização por bairros a serem definidos com os levantamentos e as necessidades locais”, disse o secretário municipal de Urbanismo e Habitação de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches
Por Diário Aldeense