Entre 15 e 28 de março, militares da Capitania dos Portos de Macaé (CPM), da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) e da Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra) realizaram ações de conscientização em Arraial do Cabo, Cabo Frio e no Porto do Açú, em São João da Barra quanto à importância da adoção de medidas preventivas para diminuir a disseminação da Covid-19.
A DelCFrio e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram a Operação “Ágata”, com o intuito de promover ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais nos dias 24 e 25 de março.
Também nos dias 24 e 25 de março, de acordo com a Marinha do Brasil, ocorreram atividades de Inspeção Naval em Cabo Frio e Arraial do Cabo (RJ). Durante as abordagens realizadas no mar, os militares reforçaram os cuidados necessários no combate ao novo coronavírus, como evitar aglomerações de pessoas, o uso de máscara e a constante higienização das mãos.
Em toda operação, que também ocorreu no Porto do Açú, foram empregados um Aviso de Patrulha, 11 embarcações, 8 viaturas e 141 militares. Cerca de 800 pessoas foram impactadas com as informações, entre elas: pescadores, aquaviários e amadores, que se concentram em cais, mercados de peixes, marinas, clubes e associações de pescadores.
Por Diário Aldeense