Simulação contra chuvas é realizada em 12 comunidades do RJ

Um exercício simulado de desocupação foi realizado pela Defesa Civil em doze comunidades do Rio de Janeiro neste domingo. O treinamento ocorreu simultaneamente em localidades da Mangueira, Engenho Novo, Praça Seca, Tijuca, São Cristóvão, Santa Teresa, Vidigal e Vila Isabel, que já possuem o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes.

Cerca de 500 pessoas, entre agentes comunitários e de meio ambiente, técnicos da Defesa Civil e voluntários, participaram da ação e orientaram a população a respeito do acesso aos pontos seguros. A Defesa Civil de Petrópolis e Teresópolis, cidades atingidas pelas fortes chuvas no passado, também participaram.

"Estamos aqui no Rio de Janeiro para acompanhar essa experiência exitosa da cidade e para levar o sistema para Teresópolis, onde também faremos um exercício simulado no dia 15 de outubro", afirmou o secretário de Defesa Civil e Meio Ambiente de Teresópolis, Roberto Silva.

As sirenes foram acionadas por volta das 10h da manhã e os moradores deixaram suas casas se e dirigiram aos 27 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura.

"O resultado do simulado de hoje foi excelente. As sirenes tocaram na hora programada, os agentes e técnicos da Defesa Civil e dos órgãos envolvidos estiveram presentes e atuantes, e tivemos uma resposta satisfatória de 65% da população que mora nas áreas de risco.", concluiu o subsecretário municipal da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Motta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, até o verão, 66 comunidades irão contar com o sistema de sirenes. Com o simulado de hoje, 44 comunidades já tiveram treinamento da Defesa Civil que mobilizaram cerca de 13 mil famílias em áreas de risco.

Créditos ao O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos