
Cerca de 500 pessoas, entre agentes comunitários e de meio ambiente, técnicos da Defesa Civil e voluntários, participaram da ação e orientaram a população a respeito do acesso aos pontos seguros. A Defesa Civil de Petrópolis e Teresópolis, cidades atingidas pelas fortes chuvas no passado, também participaram.
"Estamos aqui no Rio de Janeiro para acompanhar essa experiência exitosa da cidade e para levar o sistema para Teresópolis, onde também faremos um exercício simulado no dia 15 de outubro", afirmou o secretário de Defesa Civil e Meio Ambiente de Teresópolis, Roberto Silva.
As sirenes foram acionadas por volta das 10h da manhã e os moradores deixaram suas casas se e dirigiram aos 27 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura.
"O resultado do simulado de hoje foi excelente. As sirenes tocaram na hora programada, os agentes e técnicos da Defesa Civil e dos órgãos envolvidos estiveram presentes e atuantes, e tivemos uma resposta satisfatória de 65% da população que mora nas áreas de risco.", concluiu o subsecretário municipal da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Motta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, até o verão, 66 comunidades irão contar com o sistema de sirenes. Com o simulado de hoje, 44 comunidades já tiveram treinamento da Defesa Civil que mobilizaram cerca de 13 mil famílias em áreas de risco.
Créditos ao O Dia