Rio de Janeiro quer que União ceda mais royalties

Os senadores do Rio vão esticar a corda ao máximo a fim de obrigar o governo a ceder ainda mais na divisão dos royalties de petróleo. Com o apoio da oposição, a bancada fluminense conseguiu manter a pauta do Senado trancada por medidas provisórias, dificultando a votação, na próxima terça-feira, do projeto do senador Wellington Dias (PT-PI), que impõe perdas de receita ao Rio. Se a pauta não for liberada, a proposta não irá à votação, abrindo caminho para a análise do veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda Ibsen, programada para o próximo dia 5.

A tática, orquestrada em conjunto com os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Francisco Dornelles (PP-RJ), prevê que os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) adiem a entrega de seus relatórios, mantendo a pauta bloqueada pelas MPs. Lúcia Vânia é relatora da MP 536, que aumenta o valor da bolsa paga aos médicos residentes. Miranda é relator da MP 537, que liberou crédito extraordinário no valor de R$ 500 milhões aos Ministérios da Defesa e Integração Nacional, a fim de socorrer as vítimas de fortes chuvas e inundações.

Relator da última MP a trancar a pauta, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) já entregou o seu relatório. A estratégia permitiu que os Estados produtores ganhassem mais uma semana de negociações. "Não concordo que tirem receita do Rio, mas acho que o excedente deve ser redistribuído", disse Miranda.

A aproximação da data de apreciação do veto acirrou os ânimos dos fluminenses. Na Câmara, a bancada se dividiu e confrontou o deputado Edson Santos (PT-RJ), que adotou uma postura de conciliação. "É uma negociação paralela, ele não tem o apoio da bancada", criticou o vice-líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). "Ou é posição da bancada ou é pessoal", disse o coordenador da bancada, deputado Hugo Leal (PSC-RJ).

Santos promoveu uma reunião - da qual participaram os deputados Brizola Neto (PDT-RJ) e Otávio Leite (PSDB-RJ) - para apresentar a proposta de Wellington Dias aos colegas. "A bancada não pode se fechar em copas", criticou Santos.

Mas a avaliação dos deputados é que, se houver uma solução para o impasse, ela ocorrerá no Senado, onde a oposição tem mais força e se alinhará ao Rio na pressão ao governo. Se não houver acordo até terça-feira, o projeto de Wellington Dias entra na pauta. Nessa hipótese, Lindbergh acredita que mais senadores vão aderir à tese do Rio de que não são os Estados produtores que têm de pagar a conta do pré-sal, mas, sim, a União. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Créditos à Agência Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos