Filme inédito apoiado pelo Mackenzie é lançado no Rio de Janeiro

Com participação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o filme “EstereoEnsaios – Cinco ou seis ensaios estereoscópicos em busca de uma narrativa” será lançado no dia 15 de setembro, durante o CineGrid@Rio 2011, no Museu de Arte Moderna (MAM) da capital fluminense. Dirigido por Jane de Almeida, professora da universidade, “EstereoEnsaios” é o primeiro curta-metragem no mundo a utilizar câmeras 3D RED Epic, as mais avançadas do cinema, utilizadas pelo diretor James Cameron em “Avatar 2”.

Em 3D, o filme, dividido em cinco atos além de um prólogo e um epílogo, é um ensaio audiovisual de alta tecnologia que explora imagens em ultra-definição. As imagens que o compõem foram gravadas pela equipe de Jane no Rio de Janeiro, nas comunidades da Mangueira (passistas do carnaval) e de Tavares Bastos (jogadores de futebol), e em tomadas aéreas e marítimas, captando paisagens e o movimento de caminhões, navios e guindastes.

Professora da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e líder do grupo de pesquisa Arte e Linguagens Contemporâneas, Jane de Almeida fala sobre a ideia por trás da concepção do curta-metragem: “Trata-se de um filme sobre ‘ver novamente’, em uma resolução inédita e em 3D. A estereoscopia tem início antes da fotografia e chegou a impressionar o homem do século XIX com imagens em uma profundidade jamais conhecida até aquele momento. O resgate da estereoscopia hoje pode ser pensado de duas maneiras: como efeito (para entretenimento) ou como linguagem. Este é o nosso desafio, pensar na estereoscopia como linguagem”, disse ela, também envolvida no Projeto 2014k, que visa transmitir os jogos da Copa do Mundo de 2014 em resolução 4K/3D.

“EstereoEnsaios” é um projeto do Grupo de Trabalho “Aplicações Avançadas de Visualização Remota”, financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na programação do CineGrid@Rio 2011, que será transmitido integralmente on-line, a exibição do curta-metragem está prevista para as 17 horas do dia 15, na Cinemateca do MAM. Depois do lançamento, o filme será mostrado em festivais de arte.

Realizado anualmente, o encontro do CineGrid ocorrerá pela primeira vez na América Latina, com apoio do Mackenzie e outros membros brasileiros. O CineGrid é uma associação internacional integrada por entidades, estúdios de cinema, universidades e redes de pesquisa de vários países do mundo, formando um grupo interdisciplinar focado no uso de redes de alta capacidade para distribuição de conteúdos artísticos, educacionais, científicos e de entretenimento.

Mais informações:
Projeto e filme EstereoEnsaios: www.estereoensaios.com.br
Projeto 2014k: www.2014k.org/br/
CineGrid: http://cinegrid.org/ (em inglês)
Sobre o CineGrid@Rio 2011
Data: 15/09, quinta-feira.
Local: Museu de Arte Moderna – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ.
Blog: http://cinegridbr.wordpress.com/
Programação: http://indico.rnp.br/conferenceTimeTable.py?confId=121#20110915.detailed
Vídeo promocional (com participação de Jane de Almeida): http://youtu.be/4fNO210eJ8g

Informações para imprensa:

Rio de Janeiro
BL News Comunicação
Beatriz Lima | bialima@blnews.com.br | 21 7869.1469 / 3213.1800 – ramal 342
Instituto Presbiteriano Mackenzie – www.mackenzie.br
imprensa@mackenzie.br | 11 9689-0490
Fernanda Cremonezi | fernandac@adsbrasil.com.br | 11 2114.8576 | 9213.3042
Bruno Pessa | brunop@adsbrasil.com.br | 11 2114.8016 | 8282.7227

Créditos à Inteligemcia The times square marketing

0 comentários:

below feature ads

Conferência e eventos