Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Test link

Prefeito inaugura monumento a Joaquim Nabuco na ABL

2 min read
O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, inauguraram na tarde desta quinta-feira, dia 17, monumento ao escritor pernambucano e um dos fundadores da ABL Joaquim Nabuco. A escultura foi uma solicitação dos imortais à Prefeitura do Rio e está localizada na praça Manuel Bandeira, em frente à sede da ABL, no Centro do Rio. A estátua faz parte das homenagens pelo centenário de morte do escritor, completado em 2010.

Em seu discurso, Paes disse que é uma honra para a cidade prestar esta homenagem a Joaquim Nabuco:

- Quando homenageamos Joaquim Nabuco, nós estamos homenageando uma pessoa que tem a identidade e a cara do Rio de Janeiro, assim como todos os pernambucanos e como todos os bons brasileiros. Esse é um dos orgulhos dessa cidade, receber bem a todos e, acima de tudo, ser uma cidade sem preconceitos. Nabuco marcou sua passagem pela luta contra a escravidão e pela liberdade religiosa.

Feita em bronze, a estátua tem cerca de 1,90 m de altura e 220 kg e retrata o escritor apontando com orgulho para o chão da Academia Brasileira de Letras. Criada pelo escultor Otto Dumovich, a imagem está instalada sobre pedestal de granito preto polido. No mesmo local, há uma escultura homenageando o também escritor Manuel Bandeira.
O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, também comentou sobre a importância do monumento:

- Nas comemorações do centenário da morte de Joaquim Nabuco, a cidade faz uma justa homenagem a esse grande brasileiro. Um grande vulto brasileiro do século 19, um político de Pernambuco que fez sua vida no Rio.

Diplomata e escritor, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo lutou contra a escravidão e em favor da liberdade religiosa. Em 1883, publicou “O Abolicionismo”, uma de suas obras mais importantes. O escritor faleceu aos 60 anos, em 1910.

- Nós estamos muito gratos com esse gesto de homenagear Joaquim Nabuco e consequentemente distinguir a Academia Brasileira de Letras, da qual ele é um dos fundadores - disse Marcos Vinicios Vilaça, presidente da ABL.


Créditos ao site da PMRJ

Talvez você goste destas postagens

Postar um comentário

NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...