Hospital Souza Aguiar ganha novo centro cirúrgico

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira, dia 18, o novo centro cirúrgico do Hospital Souza Aguiar, principal referência da cidade no atendimento a grandes emergências. As dez salas foram reformadas, modernizadas e receberam novos equipamentos. A central de esterilização também passou por intervenções, adequando o fluxo de material estéril para o centro cirúrgico. O investimento total foi de R$ 1,81 milhão.

A reforma durou seis meses e foi realizada pela RioUrbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras. Os dois ambientes do hospital se tornaram mais modernos e com melhores condições para receber os pacientes. Antes da intervenção, duas das dez salas do centro cirúrgico estavam fechadas, sem condições de uso.

As obras incluíram a informatização do centro cirúrgico e a revisão de toda a rede elétrica e hidráulica e de gases medicinais, recuperação do forro em gesso, troca do piso (incluindo algumas áreas específicas que receberam impermeabilização), instalação de novo sistema de ar condicionado e pintura em geral. Além disso, foram instaladas bancadas, prateleiras, armários e tanques e as portas de todo o setor foram substituídas por novas. Foram feitas também melhorias nas áreas técnicas, como vestiários, dando mais conforto para os profissionais.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, falou sobre a importância da reforma do novo centro cirúrgico para o atendimento aos pacientes:



- É um centro cirúrgico vital para a cidade do Rio de Janeiro, em um hospital de referência e o segundo maior da América Latina. As dez salas foram recuperadas e modernizadas, com equipamentos novos, com fluxo novo, controle eletrônico de marcação de cirurgias e de procedimentos, entrada controlada, enfim, o que há de mais moderno para uma boa prática cirúrgica. O espaço agora está nos padrões dignos das pessoas serem atendidas, impactando diretamente no trabalho dos profissionais. Com tudo isso, o hospital passa agora a ter uma capacidade cirúrgica maior - afirmou.

O centro cirúrgico contará com novos carrinhos e focos cirúrgicos, além de implantação de acesso eletrônico a partes do setor, como vestiários e rouparia. O setor está recebendo também um novo aparelho de Arco Cirúrgico (Arco em C), que é capaz de fazer raios-x em tempo real, em uma tela, durante os procedimentos. A marcação e acompanhamento dos mapas cirúrgicos foram informatizados, passando a ser monitorados por meio de painéis de LCD. Desta forma, toda nova marcação ou alteração passa a ser acompanhada online pelos profissionais do setor. As melhorias e mudanças nos fluxos de material vão proporcionar mais qualidade e segurança nas cirurgias de alta complexidade, feitas constantemente no hospital.
Todas as intervenções foram feitas sem a interrupção do serviço do centro cirúrgico, que funcionou parcialmente. O Souza Aguiar faz em torno de 500 atendimentos diários e realiza mensalmente cerca de 700 cirurgias nas especialidades Urologia, Cirurgia Geral, Pediátrica, Neurocirurgia, Ortopedia, Vascular, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Plástica e de Tórax.

Recentemente outros setores do hospital foram reformados como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Unidade Transfusional, Diálise, Patologia Clínica e os reservatórios de água.

Créditos ao site da PMRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR