Abertura do seminário Verão da Cultura.Urgente leva mais de mil pessoas ao Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage começou este dia lindo de sábado – final de verão – fervendo, com os últimos retoques na preparação do seminário Verão da Cultura.Urgente, evento da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que começou às 14h de hoje e termina amanhã, domingo.

Mais de mil pessoas compareceram no sábado, vindo de diferentes partes do estado, para as diversas mesas de debates e para as diferentes mostras e exposições, misturando-se aos frequentadores habituais do Parque Lage. Muitas crianças, famílias, artistas e trocas de ideias e experiências a respeito de diferentes aspectos da cultura fluminense.

O Verão da Cultura.Urgente faz parte do processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura, que vem sendo desenvolvido pela Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes.

Na programação de Cidade.Agora, um dos painéis do evento, Ernesto Neto, Pedro Rivera, Chacal, Perfeito Fortuna, Ericson Pires e Marcus Vinícus Faustini , com coordenação de Ilana Strozenberg, abordou Cultura, Cidade e Cidadania. Muitos assuntos rondaram a apresentação, entre eles a presença da era digital, na inovação da área cultural – pensando nas perspectivas futuras –, e a presença dos artistas de periferia. “O olhar da cidade é muito da periferia. Tem que haver mais espaço para estes artistas. A produção artística da periferia tem outras categorias estéticas. Precisamos abrir mais espaço para ela. Isso pode se dar através da política pública.”, afirmou Marcus Vinícius Faustini, Superintendente de Cultura e Sociedade, da SEC .

Enquanto isso, a Rede de Ideias explorou o tema “As novas praças da cultura”, conforme os pontos-de-vista de Vera Saboya e Adhemar de Oliveira, com mediação de Ana Claudia Souza.

As atividades prosseguiram até o final da noite, incluindo a mesa Futuro.Agora, com Bia Lessa, Vik Muniz, Oskar Metsavaht, Marcello Dantas, Paul Heritage e Luiz Alberto Oliveira, com coordenação da própria Secretária Adriana Rattes.

O Verão da Cultura.Urgente continua no domingo, e será encerrado às 20h com show da Orquestra Voadora.

Créditos à SEC-RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR