Theatro Municipal encerra temporada com homenagem a Portinari

Neste sábado e domingo (18 e 19/12) o Theatro Municipal, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, encerrou sua temporada de apresentações de música clássica com os concertos Requiem de Guerra de Benjamin Britten – executado pela Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal – e a 9º Sinfonia de Ludwig van Beethoven – apresentado pela Orquestra Sinfônica Nacional. As apresentações são uma homenagem ao Projeto Portinari que irá trazer os painéis “Guerra e Paz” novamente para exposição ao público, depois de 53 anos. Os concertos foram regidos pelo Maestro Roberto Minczuk e fazem referência à temática abordada pelo pintor na criação das obras.
Quadro Guerra e Paz de Portinari

Os painéis foram pintados por Portinari e doados como contribuição cultural à ONU, na época da construção de sua primeira sede. As grandes pinturas foram inauguradas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, no dia 6 de setembro de 1957, mas antes ficaram expostos no Theatro Municipal, e, nessa ocasião, foram inaugurados pelo então presidente Juscelino Kubischeck.

Agora, os painéis retornam ao palco do Theatro Municipal para exposição ao público, dos dias 22 a 30 de dezembro, com entrada franca. A visitação começa às 10h e durante a exposição os visitantes irão assistir a um filme sobre a obra de Portinari e, além dos painéis, poderão ver os estudos feitos pelo artista para a produção das obras. Os interessados devem pegar uma senha que será distribuída meia-hora antes de cada visita, que terá duração de 2 horas.

- É uma alegria o Theatro Municipal abrigar mais uma vez os paineis Guerra e Paz, uma das mais expressivas obras de Candido Portinari. O Theatro abre as suas portas para que o público possa ver de perto toda a força e beleza do trabalho do pintor que tão belamente retratou o povo brasileiro e que regressa ao país passados mais de 50 anos. Encerramos nossa temporada 2010 com chave de ouro - comemora Carla Camurati, presidente da Fundação TMRJ.

Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal se apresenta em homenagem aos painéis de Guerra e Paz de Portinari.

Na próxima terça-feira (21/12) o presidente Lula irá inaugurar a exposição em uma cerimônia fechada realizada às 19h, no Theatro Municipal, e que contará também com a presença do Governador Sérgio Cabral, e do Prefeito Eduardo Paes.

Créditos à Daniel Capella

0 comentários:

below feature ads

Conferência e eventos