Niemeyer entrega projeto de aquário em Búzios

Niemeyer e o Prefeito de Búzios

Aos 103 anos, completados na sexta-feira, Oscar Niemeyer não sossega. Ele entregou na segunda-feira o projeto do aquário de Búzios, que será o primeiro sob a água do mar, dando ao visitante a impressão de estar no fundo do oceano. O aquário, cujo projeto foi antecipado pela coluna Gente Boa, do GLOBO, fará parte de um complexo que inclui uma universidade de oceanografia e um centro de pesquisas marinhas. A obra será financiada pela iniciativa priva.

- Quando surgiu a ideia do aquário, logo pensei que o faria em pleno mar. Uma ideia que nunca vi proposta por nenhum arquiteto, o que conferiria a meu trabalho maior importância. Projetei uma cúpula de 40 metros de diâmetro. Nos primeiros croquis, a cúpula pareceu uma solução espetacular. Mas, pouco a pouco, quando desenhei a entrada do aquário, a cúpula começou a parecer um peixe, o que não era a minha intenção inicial - contou o arquiteto, que entregou o projeto ao prefeito de Búzios, Mirinho Braga.

Segundo Niemeyer, o projeto leva o visitante a um grande hall, cercado de um enorme aquário, o que lhes daria a impressão de estar no fundo do mar:

- O passeio não chegaria ao fim. E, caminhando pela rampa que circunda todo o aquário, eles terminariam esse passeio que nunca mais iriam esquecer.

A ideia de construção do aquário foi do neto de Niemeyer, o arquiteto Caíque Niemeyer, frequentador assíduo de Búzios. Para ele, o projeto fará com que a cidade deixe de ter as praias como único atrativo. O prefeito da cidade concorda e explica que precisava ter o projeto final em mão para definir o local mais apropriado para a construção:

- O aquário será um diferencial no turismo de Búzios, que atrai turistas de todo o mundo. A iniciativa privada já demonstrou interesse em financiar o projeto.

O arquiteto e urbanista Maurício Pinheiro disse que os aquários são grandes atrativos turísticos no exterior e que o de Búzios será diferente de todos:

- Não há no mundo uma diversidade marinha como a brasileira. Além disso, Niemeyer faz parte da história da arquitetura do Brasil e do mundo.

Créditos à Paulo Roberto Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos