Transportes do Rio entram no clima cultural

Tradicional meio de transporte carioca, o bondinho de Santa Teresa é sinônimo de cultura e intervenções artísticas. Por conta disto, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Transportes, escolheu o bonde para ser a estrela do projeto Paixão de Ler, que levará poesia e música às ruas do bairro neste sábado (06/11), Dia Nacional do Livro. Segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, a iniciativa ajuda a divulgar o sistema de bondinhos como um cartão postal de destaque na cidade, além de um importante meio de transporte para os moradores da região.
O bondinho vai abrir o grande evento que acontecerá no Parque das Ruínas, com direito a declamação de poesias, exposições, cinema e até a show grátis de Maria Bethania. O bonde extra, que será especialmente decorado para a festa, sairá da estação Carioca ao meio dia, com destino ao Largo do Curvelo. O trajeto será animado pela banda Coletivo Joaquim 71, e por poetas e atores participantes do evento. A viagem será aberta ao público, que poderá subir Santa Teresa curtindo um pouco da festa.

- Santa Teresa tem esta vocação festeira e respira cultura. O bairro concentra muitos artistas, o que explica esta excitação intelectual constante na região. E o bonde, ícone do local não poderia ficar de fora destas manifestações. É sempre um prazer poder contribuir para que Santa Teresa mantenha sua tradição de turística – conta o secretário Julio Lopes.

A programação do projeto Paixão de Ler conta ainda com intervenções no metrô, entre os dias 05 e 12 de novembro, quando poetas e atores lerão poesias aos passageiros em diferentes estações do sistema e até dentro dos trens.

Na sexta-feira, dia 12 de novembro, as estações Carioca e Ipanema/ General Osório do Metrô terão apresentações gratuitas de dança de rua. A performance, chamada Pseudópodos e comandada pelo coreógrafo Paulo Azevedo, será realizada pela Cia. de Dança DI, do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip-Hop, que produz um espetáculo inclusivo, com dançarinos com e sem deficiências. A 19ª edição do Festival Panorama de Dança engloba diversas atividades relacionadas a dança em diferentes pontos da cidade. As apresentações serão realizadas às 13h em Carioca e às 18h em Ipanema.

Exposição na Supervia

Até o dia 19 de novembro, quem passar pela estação Central do Brasil poderá desfrutar gratuitamente de um evento cultural. A exposição itinerante “Helio Oiticica – Museu é o Mundo” tem como objeto escolhido a “Mesa de Bilhar – Apropriação d’après O Café Noturno de Van Gogh”, que nunca participou de mostras, desde que foi criado, em 1966. No evento, as pessoas interessadas poderão interagir com a mesa, que estará disponível no Espaço Cultural da Estação.

Créditos a SETRANS-RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR