Rio recebe II Seminário de Segurança Pública para LGBt

“Pela Defesa da Dignidade Humana”. Este é o tema do II Seminário de Segurança Pública para LGBT que ocorre na cidade do Rio até a próxima quinta-feira (11/11). O objetivo do evento é promover um diálogo entre o poder público, especialmente no âmbito da segurança, com a sociedade civil organizada a fim de produzir políticas públicas que promovam a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Seminário de apresentação de dados da pesquisa "Escola sem Homofobia", à sociedade civil, com a formação de mesa dos pesquisadores Magda Chináglia, mostrando dados, Margarita Diaz, Cláudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Sec. de Ass. Social, em entrevista, Pedro Strozemberg e Rita de Cássia.

- Este evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, já pode ser considerado como um marco histórico e deve ser admirado por assumir uma causa impopular, no meio de tanto ranço de direita que vem contaminando a população brasileira. Devemos sempre ter em mente que a democracia, antes de ser um regime da maioria, é um regime das minorias - afirma o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Para o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Ricardo Henriques, “é preciso que os estados construam a questão dos direitos humanos como referência de sua pauta. Precisamos conjugar a segurança pública e direitos humanos; selar esta parceria”.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades como o secretário Municipal de Turismo, Antônio Pedro; o diretor-adjunto do Departamento de HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa; a secretária de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Lena Peres; e a subsecretária de Ensino e Programa de Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Jéssica Oliveira.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento, que também esteve presente à mesa de abertura, entregou o símbolo maior do Movimento LGBT – a bandeira do arco-íris – nas mãos do secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

- É uma honra para o Rio receber, pelo segundo ano consecutivo, o Seminário de Segurança Pública para LGBT. O evento confirma que a conjugação política-LGBT-polícia é possível! - salienta Nascimento.

A solenidade de abertura contou com a participação da travesti Ângela Leclery, interpretando o Hino Nacional e da Big Band 190 da Polícia Militar do RJ. Alguns operadores de segurança (guardas municipais, policiais civis e militares) assumiram publicamente (incluindo as corporações) sua homossexualidade. Até o dia 11 serão realizadas mais palestras, mesas e grupos de trabalho, sempre cruzando as bases do tripé política-LGBT-polícia, citado pelo superintendente Cláudio Nascimento.

O II Seminário de Segurança Pública para LGBT é uma realização da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e conta com o apoio da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Créditos à Subsecretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos