
Acompanhado do secretário nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa – que representou o ministro do Turismo, Luiz Barreto –, dos secretários municipais de Turismo, de Obras e de Conservação e Serviços Públicos, Antonio Pedro Figueira de Mello, Alexandre Pinto e Carlos Roberto Osório, entre outras autoridades, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância do monumento a Estácio de Sá para a cidade:

O Centro Multimídia possui computadores que serão usados para pesquisa e totens multimídias, onde turistas e cariocas poderão conhecer um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro, através de um conteúdo audiovisual. O local, que também conta com um espaço para exposições de arte, fotografias, esculturas, pinturas, encenações e apresentações musicais, possui um auditório com capacidade para 37 pessoas com projetor, telão e televisores com definição em LCD, podendo ser utilizado para sessões de cinema, palestras, workshops, entre outras atividades.

- É muito gratificante estar entregando esse espaço, que é um marco da cidade onde ela se constitui de fato. Hoje ele é reinaugurado com um centro de visitantes e posto de informação turística. A cidade ganha um centro de visitas, além do monumento totalmente reformado. Aqui terá segurança 24 horas e contará com o apoio da GM e do policiamento.
O monumento, construído pelo Estado da Guanabara e projetado por Lúcio Costa, foi inaugurado em 1973 e teve sua última reforma no ano de 2000. O objetivo era guardar os restos mortais do fundador da cidade, Estácio de Sá, assim como relíquias desse período, se tornando o marco e o memorial oficial da fundação da cidade do Rio de Janeiro.
Créditos à PMRJ