- Sempre falamos muito que as pessoas no Rio têm que andar menos de carro e usar bastante transporte público. Os passos para permitir que as pessoas façam isso estão sendo dados agora. Primeiro, com a contratação do Bilhete Único no sábado (dia 6) e agora com um transporte público de qualidade. Isso é um metrô de superfície - disse Paes.
O primeiro BRT da cidade fará o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca, gerando mais conforto aos passageiros e uma economia de mais de uma hora no tempo de viagem. Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca, cuja operação começou no último dia 6.
O prefeito também ressaltou as intervenções municipais para melhoria do transporte público na cidade:
- É uma revolução nos transportes o que estamos fazendo no Rio. Licitação de linhas de ônibus, licitação de vans, bilhete único, implantação de quatro corredores de BRT. São intervenções complexas na cidade, que o Rio nunca viu e que vai diminuir enormemente o trânsito nas ruas e dar conforto à população. Esse é o padrão que a gente quer. Quem conhece o TGV francês pode até comparar um pouquinho. Tem a velocidade, a estética, a qualidade e o conforto para o passageiro. É tratar o carioca com dignidade.
A apresentação do modelo do ônibus articulado foi feita no local onde está sendo aberto o Túnel da Grota Funda - uma das etapas mais importantes da implantação da Transoeste. As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 km de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Créditos à PMRJ