domingo, 5 de setembro de 2010

Santa Teresa abre as portas para a arte e seus admiradores

Por Danielle Kiffer

Quem visitar Santa Teresa neste final de semana e no próximo, 11 e 12 de setembro, das 11 às 18 horas, encontrará a mostra Arte de Portas Abertas. Este é o nome do evento, já tradicional no Rio de Janeiro, que está em sua 20ª edição. Dele, participam, neste ano, 80 artistas, quase todos moradores do bairro, divididos em 39 ateliês e 13 espaços culturais, que mostram para o público seus trabalhos em seus próprios locais de criação.

Há uma grande variedade na exposição de obras de arte, entre elas, fotografias, esculturas, pinturas e barrogravura. Um dos destaques do evento é o bondinho flutuante, que no mês em que completou 114 anos, recebeu uma intervenção da artista plástica e designer Vanda Martins. Com uma iluminação especial, em neon, o bondinho pareça flutuar por entre as charmosas ruas de Santa Teresa.

A ceramista Thelma Innecco acredita que o evento é uma excelente forma de expor seu trabalho.
- Abro as portas de meu ateliê com total entrega. Acho maravilhosa a possibilidade de mostrar ao público meu ateliê, e fazer com que vejam todas as dificuldades que cercam o ato de criação - diz.

De acordo com o fotógrafo Renan Cepeda, que também se encanta com a possibilidade de mostrar seu local de trabalho para os visitantes, um dos pontos importantes desta exposição é a possibilidade de ouvir opiniões a respeito de suas fotos.

- Aqui temos contato com os mais diversos tipos de pessoas, e o feedback que recebo aqui é importantíssimo para o que eu faço - ressalta.

Para a artista plástica Martha Pires Ferreira, uma das expositoras, um dos pontos altos do evento é a sua característica didática.

- O Arte de Portas Abertas possibilita que as pessoas tenham um contato maior com a arte, aprendam mais, ampliem seus horizontes - destaca.

A artista, que tem traços minimalistas e usa muita imaginação em suas obras, se dedica à arte de desenhar desde 1966 e já participou de exposições em diversos locais do Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário