Começam os testes do teleférico do Complexo do Alemão

Créditos à Ascom da Secretaria de Obras
O Sistema Teleférico do complexo do Alemão com suas gôndolas; cada uma para dez passageiros e; o potencial turístico com uma vista incrível desta parte da Cidade; expressado na fala de Ruth Jurberg; Coordenadora dos Projetos Sociais do PAC.

O teleférico do Complexo do Alemão, o primeiro do país a integrar o sistema de transportes de massa, começou a ser testado na quinta-feira. Nesse primeiro momento os engenheiros estão avaliando a aderência das gôndolas ao sistema de cabos, a fim de garantir a segurança dos futuros passageiros. Serão necessários três meses, segundo o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, para que os testes sejam executados e o sistema possa ser entregue à comunidade.

Os técnicos que acompanham o sistema existente em Medelín, na Colômbia, chegam ao Rio na próxima semana para ajudar na avaliação dos testes. O teleférico, apontado como o principal projeto dentro das obras de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, servirá para o transporte de passageiros e para a retirada de lixo da comunidade.

- Já fechamos uma parceria com a Comlurb e vamos fazer um trabalho de conscientização na comunidade, para estimular a coleta seletiva – frisou Braga.

O teleférico irá ligar a estação ferroviária de Bonsucesso até a Fazendinha, num trajeto de cerca de 3,9 quilômetros, com cinco estações no complexo – Morro do Adeus, Morro da Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha. Serão 152 gôndolas, que transportarão 30 mil passageiros/dia. O percurso que hoje é feito em uma hora e meia, entre Bonsucesso e a Fazendinha, irá para 19 minutos.

Além das estações, haverá equipamentos sociais que serão instalados nas comunidades. O secretário ressaltou que estão sendo feitas reuniões com os moradores para definir as necessidades de cada região. Na estação final, na Fazendinha, por exemplo, será construída uma biblioteca-parque, um projeto parecido com a inaugurada em Manguinhos.

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